Seminário “Ética da Civilização Tecnológica”

A Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) realizará o seminário acadêmico virtual “Ética da Civilização Tecnológica”. Este importante evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da FSP-USP no dia 6 de junho, das 14h às 17h.

O seminário propõe uma reflexão sobre as consequências das tecnologias na degradação ambiental e na alimentação, fatores estes que estão intrinsecamente ligados às doenças que mais causam mortes ao redor do globo. Embora não desenvolvido exclusivamente para engenheiros, o debate se revela extremamente relevante para estes profissionais, que desempenham papel fundamental no desenvolvimento tecnológico da sociedade.

Haverá uma homenagem ao ilustre pensador do Século XX, Hans Jonas, cujas teorias enfatizam a necessidade de um comportamento consciente e responsável no campo tecnológico. Jonas instiga a reflexão sobre o propósito das inovações tecnológicas atuais, uma questão de crucial importância para aqueles envolvidos na concepção e implementação destas inovações. A finalidade das inovações tecnológicas atuais estará no centro do debate.

A mesa de debate contará com a participação de Marijane Lisboa (PUC-SP), Jelson de Oliveira (PUC-PR), Luciana Moherdaui (FAU-USP) e Ricardo Abramovay (Cátedra Josué de Castro).

Este seminário representa uma oportunidade significativa para os profissionais de engenharia expandirem seus conhecimentos e, dessa forma, atuarem de maneira cada vez mais consciente e responsável em seus campos de atuação.

Link para o evento online no dia 6/6 às 14h: https://www.youtube.com/@FaculdadedeSaudePublicadaUSP/live