Por Luiz Fernando Portella – Encontrar um emprego (quando você já tem um)

Você deseja desesperadamente um novo emprego, mas o atual está consumindo toda a sua energia. Como você pode equilibrar as exigências do presente com o desejo de um futuro melhor? Trata-se de administrar seu tempo com sabedoria em todas as fases do processo.

  • Planejar com antecedência. Antes de iniciar uma busca de emprego, dê uma olhada em seu calendário e decida o melhor momento para se comprometer com o processo. Isso não precisa ser um compromisso diário. Dedique duas a três horas por semana para procurar seu próximo cargo.
  • Explorar. Bloqueie o tempo recorrente em seu calendário para explorar as tendências do setor, pesquisar as habilidades necessárias, fazer uma lista dos principais contatos e dar uma olhada superficial nas postagens de emprego. Também pode ser útil encontrar um espaço de trabalho secundário (pense em uma cafeteria ou biblioteca) para esta fase.
  • Vá lá. Depois de fazer sua pesquisa, entre em contato com sua rede e agende reuniões presenciais, videochamadas e telefonemas com os principais contatos. Essas conversas informais e informativas podem revelar insights e oportunidades importantes.
  • Prepare-se para aplicar. Decida em dias e horários específicos para trabalhar em seu currículo e perfil do LinkedIn. Trabalhe em blocos de uma ou duas horas até que eles se sintam terminados. Cuidado com a procrastinação e o perfeccionismo nesta fase; se estiver tendo problemas para começar ou terminar, você pode até pedir a um colega ou amigo de confiança para responsabilizá-lo e revisar seus materiais.
  • Ajuste sua agenda para fazer uma triagem diária rápida para novas postagens de trabalho, em vez de sessões de pesquisa mais longas. E quando você encontrar um que lhe interesse, aja rápido. Dedique tempo prolongado vários dias seguidos para completá-lo.

Este resumo faz parte do programa de mentoria do Instituto de Engenharia. Para falar conosco use o QRCode abaixo:

 

*Luiz Fernando Portella é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.