Torres de madeira para turbinas eólicas entram no mercado

Montagem do primeiro protótipo. [Imagem: Modvion]

Turbina eólica de madeira

Embora muitos tenham torcido os narizes inicialmente, as torres eólicas de madeira, cujo projeto final ficou pronto há pouco mais de um ano, passaram nos testes e agora estão entrando na fase comercial.

Projetadas no Centro Sueco de Tecnologia em Energia Eólica, as torres de madeira engenheirada estão sendo agora comercializadas por uma empresa formada pelos pesquisadores, a Modvion.

Os testes com o primeiro protótipo, construído na localidade de Bjorko e alcançando 30 metros de altura, mostraram que as torres de madeira são tão fortes quanto as torres de aço, suportando a turbina eólica e as cargas de serviço sem qualquer problema.

Uma segunda unidade experimental, mas já em escala real, foi então construída para a Varberg Energia, chegando aos 100 metros de altura e suportando uma turbina Vestas V90, o que dá à unidade inteira uma altura de 150 metros.

Este foi o teste decisivo que colocou a empresa no mercado, e a primeira torre eólica de madeira realmente comercial deverá ser erguida já em 2023.

Torres de madeira para turbinas eólicas entram no mercado

A torre de madeira é construída de forma modular, podendo ser transportada em caminhões comuns, e então montada no local.
[Imagem: Modvion]

Melhorando o que já é ecológico

Feitas as provas, a Modvion anunciou agora que a também sueca RWE Renewables, que possui 14 parque eólicos em operação, tanto terrestres quanto marítimos, assinou um contrato de cooperação que absorverá toda a capacidade de produção inicial da empresa, disseminando as torres eólicas de madeira em todos os seus futuros projetos.

“Nossa tecnologia pode ajudar a indústria eólica a reduzir drasticamente as emissões, ao mesmo tempo em que facilita que torres mais altas alcancem ventos mais fortes. É ótimo ver empresas líderes como a RWE procurando apoiar a inovação que permite energia renovável a partir de materiais renováveis,” disse Maria-Lina Hedlund, gerente de tecnologia da empresa.

Mesmo que o aço continue a ser usado para construir várias partes das turbinas eólicas, as torres de madeira têm o potencial de se tornar um importante material complementar em sua construção.

“Nós vemos que as torres modulares em madeira laminada têm um potencial de mercado significativo e podem contribuir para baixar os custos de [novos projetos para] produção de eletricidade renovável, substituindo o aço e o concreto por madeira ecológica e inteligente para o clima. A RWE avaliará a torre de madeira da Modvion para uso potencial em futuros parques eólicos,” disse Lars Borisson, da RWE.

Torres de madeira para turbinas eólicas entram no mercado

Em peso, a madeira laminada é mais resistente que o aço.
[Imagem: Modvion]

Vantagens das torres de madeira

As torres de madeira têm várias vantagens em relação às de aço.

A madeira laminada é mais resistente que o aço proporcionalmente ao seu peso, o que significa torres mais leves e menos necessidade de reforços caros. Além disso, as torres são construídas em módulos que podem ser transportados mais facilmente, sem a necessidade de caminhões especiais caros, fechamento de estradas e longos processos de licenciamento.

Outra grande vantagem está na questão ambiental. As árvores retêm o dióxido de carbono, que é armazenado nos produtos de madeira, que acabam funcionando como um sumidouro de carbono. Assim, construir usando madeira permite reduções drásticas nas emissões em comparação com materiais convencionais, como aço e concreto.

Sobretudo, a madeira é um material renovável, permitindo um descarte simples ao final da vida útil da estrutura. De acordo com uma análise de ciclo de vida do instituto de pesquisa sueco RISE, o uso de uma torre de madeira reduz as emissões em 90% quando comparada a uma torre de aço convencional com a mesma altura e carga. Considerando que a madeira também armazena carbono, o impacto climático da torre é realmente menor.

Fonte: Inovação Tecnológica