“Sem empenho da humanidade os desastres ambientais se tornarão cada vez mais frequentes, alerta Carlos Nobre”

Foto: Divulgação/ IEA

O aquecimento global tem causado um aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos no Brasil, alerta o cientista brasileiro Carlos Nobre, especialista em mudanças climáticas e coautor da pesquisa vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2007 e Eminente Engenheiro do Instituto de engenharia no ano de 2020. Segundo Nobre, o aumento da temperatura global está diretamente relacionado aos desastres ambientais que têm ocorrido no litoral brasileiro nos últimos anos, como enchentes e deslizamentos de terra.

De acordo com o cientista, é importante que o Brasil e o mundo atinjam as metas estabelecidas no Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC. Para isso, será necessário reduzir pela metade as emissões até 2030 e zerá-las até meados do século. Nobre ressalta que, mesmo que essas metas sejam alcançadas, a temperatura ainda vai subir, o que torna essencial a preparação da sociedade, dos sistemas econômicos e das populações das áreas de risco para lidar com os eventos extremos.

No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas vivem em áreas de risco, e é preciso concentrar em políticas para retirá-las dessas regiões. O cientista destaca que é fundamental aperfeiçoar os sistemas de alerta e capacitar a população para lidar com situações de risco. Para isso, será necessário investir em equipamentos, como radares meteorológicos, sensores de nível de rios e sirenes, o que requer um custo alto.

Ao longo dos últimos anos, diversos desastres ambientais extremos têm ocorrido no Brasil, como enchentes no sul da Bahia e norte de Minas Gerais, deslizamentos de terra na serra fluminense, enchentes em Pernambuco e alagamentos em municípios de Santa Catarina. Em janeiro deste ano, o município paulista de Araraquara foi atingido por chuvas intensas, e em fevereiro, enchentes atingiram o município de São Sebastião e as cidades ao redor, deixando ao menos 40 mortos e 2,5 mil desabrigados.

Nobre ressalta que os eventos extremos não se limitam a enchentes e deslizamentos de terra. Ele destaca que todos os tipos de eventos extremos estão ocorrendo no país, como aumento do nível do mar, ressacas, tempestades, altas temperaturas e secas. O cientista alerta que, enquanto as temperaturas globais continuarem elevadas, esses desastres seguirão acontecendo com frequência, tornando-se cada vez mais graves.

Para evitar um futuro ainda mais catastrófico, é fundamental que a humanidade se empenhe em solucionar o aquecimento global, destaca Nobre. Ele ressalta que esse é o maior desafio já enfrentado pela humanidade, e que a solução requer ação urgente e conjunta de governos, empresas, instituições e indivíduos em todo o mundo.

Leia a entrevista completa em:

https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/desastres-ambientais-no-brasil-vao-piorar-alerta-carlos-nobre/