Qual a importância da tecnologia no agronegócio brasileiro?

Mais de 60% das propriedades agrícolas adotaram tecnologias; saiba mais

agronegócio representa quase 25% do PIB brasileiro, segundo dados do Cepea/Esalq-USP. A tecnologia no agronegócio brasileiro é apontada como um dos principais fatores que levam ao avanço do agronegócio juntamente com as oportunidades que os aparelhos tecnológicos proporcionam à atividade no campo.
Por agronegócio entende-se que é a junção de diversas atividades que envolvem de forma direta ou indireta qualquer parte da cadeia produtiva agrícola ou pecuária. O nome vem da palavra em inglês “agribusiness” e representa o conjunto de atividades agrícolas e industriais no caminho do campo até o consumidor final.

Importância da tecnologia no agronegócio brasileiro

Para se ter uma ideia, até pouco tempo, para aumentar a produção no campo era preciso ter mais área plantada ou de pasto para os animais. Atualmente, com a adoção de tecnologias já é possível produzir mais sem a necessidade de ampliar a extensão da propriedade.
Dentre os benefícios, a tecnologia utilizada no agronegócio é importante por promover o aumento da produtividade, maior controle na gestão da propriedade, mais qualidade, redução de custos e desperdícios, além da implementação de processos mais sustentáveis.
Através de equipamentos como softwares de gerenciamento para apoiar o produtor rural na organização dos dados e informações coletadas é possível obter processos integrados e otimizados, uniformidade na execução de tarefas, mais precisão e agilidade ao produtor e, também, mais facilidade no gerenciamento de processos.
Diante das vantagens da tecnologia no agronegócio, cerca de 67% das propriedades agrícolas brasileiras adotaram algum tipo de inovação tecnológica, segundo a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP).