Casa de 2 andares e 370 m² é construída com impressora 3D de 12 toneladas; veja

Imagem: Hannah/Reprodução

A construção de imóveis com impressão 3D não é exatamente uma novidade. Algumas empresas têm estruturas capazes de construir mais de cinco casas diariamente. Há também startups que apostam na sustentabilidade e produzem residências utilizando materias reciclados, como o plástico, por exemplo.

Um projeto colocado em prática nos Estados Unidos está dando uma passo além, e pode ser o pontapé inicial para a construção de prédios com vários andares num futuro próximo.

O projeto feito na cidade de Houston, nos EUA, usa uma máquina enorme que pesa 12 toneladas, que deposita camadas de concreto em colunas pré-montadas para levantar as paredes do imóvel. Quando estiver pronto, este será o primeiro prédio de dois andares construído inteiramente por uma impressora 3D no mundo.

No total, a construção da casa de aproximadamente 370 m² deve durar 330 horas.

O projeto é uma colaboração de três empresas americanas: o estúdio de design Hannah, a Peri 3D Construction e a Cive. O objetivo é viabilizar o primeiro teste para construir prédios mais altos, com menor custo e com materiais mais resistentes, que poderiam resistir a fenômenos comuns em algumas regiões dos EUA, como furacões, por exemplo.

O chefe de engenharia estrutural da Cive, Hikmat Zerve, destacou que as intensas tempestades que atingem o estado do Texas estão se tornando cada vez mais frequentes em razão das mudanças climáticas. Além disso, o concreto utilizado na construção tem maior resistência que os materiais usados em construções no país.

A casa já tem dono. Uma família, que teve a identidade preservada pelas companhias envolvidas no projeto, já adquirou a residência, que tem previsão para ser entregue aos novos proprietários no segundo semestre de 2023.

Fonte: Gizmodo