Entenda os benefícios de manter a anuidade do CREA em dia

Profissionais e empresas têm até 31 de março para o pagamento

Todos os anos, engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e empresas da área tecnológica registrados no Sistema Confea/Crea precisam cumprir com o pagamento da anuidade. É este valor que garante o acesso a uma série de vantagens a esses profissionais, fomentando o exercício legal das profissões e o contínuo aprimoramento em prol do desenvolvimento social. Confira.

Fiscalização do exercício técnico

A anuidade é recebida pelo Conselho Regional de jurisdição do profissional ou da empresa. Ou seja, no caso do Crea-SP, isso vale para todos os registrados no estado de São Paulo. Com isso, os Conselhos avançam com suas operações de fiscalização, estabelecendo um ambiente favorável para as Engenharias, Agronomia e Geociências, pois legitima a atuação do profissional que investiu em sua formação e que exerce sua atividade técnica de acordo com as normas, além de refletir diretamente na geração de emprego e na segurança e qualidade de vida da sociedade em geral.

Manutenção do salário-mínimo profissional

Fora a fiscalização do exercício profissional, as ações do Crea-SP também são voltadas para a garantia do cumprimento do salário-mínimo profissional. Com um corpo de agentes fiscais e Unidades presentes nos 645 municípios do Estado, o Conselho busca a manutenção do piso salarial, identificando situações em que os valores previstos na Lei Federal 4.950-A/1966 não estão sendo respeitados e atuando pelos meios judiciais para evitar isso, o que aconteceu recentemente na cidade de Franca, no interior de São Paulo.

Descontos em cursos e atividades de aprimoramento

Ser registrado no Crea-SP também é vantajoso para quem quer estar atualizado profissionalmente. Isso porque o Conselho é parceiro de instituições de ensino renomadas que oferecem descontos exclusivos em cursos de curta duração à pós-graduação, workshops, palestras e outras atividades de capacitação e aprimoramento. Exemplo disso é o Crea-SP Capacita, plataforma que reúne diversas opções gratuitas ou a preços acessíveis de qualificação para profissionais registrados, estudantes da área tecnológica, colaboradores do Conselho e até mesmo a sociedade civil.

– Planos de saúde, assistência e convênios previdenciários ou dinheiro extra

Esses são alguns dos benefícios da parceria do Crea-SP com a Mútua-SP, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, que tem como principal objetivo oferecer aos associados as melhores condições sociais e profissionais para que estejam sempre em crescimento e desenvolvimento.

As vantagens do registro são muitas! Principalmente porque a anuidade é uma exigência da Lei Federal 5.194, de 1966. Isso significa que, a cada início de um novo ano, profissionais e empresas devem pagar uma taxa para manter seus registros e suas atuações em conformidade. A cobrança é devida já a partir de 1º de janeiro com vencimento em 31 de março.

Sobre o pagamento, vejam quais são as orientações: O pagamento pode ser feito por crédito, Pix ou boleto, variando entre cota única ou em até seis parcelas de valores iguais. O próprio profissional ou empresa pode escolher a melhor opção no CreaNet. O boleto para pagamento também é enviado por SMS. Os pagamentos realizados por Pix devem utilizar obrigatoriamente o QR Code do boleto, pois transferências bancárias ou Pix para o CNPJ do Conselho não são aceitos.

O Crea-SP disponibiliza ainda algumas vantagens para quem optar por pagar antes do vencimento, confira:

– Até 31 de janeiro: 10% de desconto;

– Até 28 de fevereiro: 5% de desconto;

– Até 31 de março: sem juros.