Instituto de Engenharia marca presença na cerimônia de posse da nova Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil

Nova Ministra do Meio Ambiente anuncia Secretaria de Bioeconomia

No dia 4 de janeiro, aconteceu a cerimônia de posse da nova Ministra do Meio Ambiente e Mundança do Climáticaa do Brasil, Marina Silva. O nome do ministério mudou para dar ênfase as mudanças climáticas, mas, a sigla continuará MMA.

Além dessa mudança, Marina Silva anunciou a criação de quatro novas secretarias, entre elas a Secretaria de Bioeconomia. O GT de Bioeconomia Nacional do Instituto de Engenharia estave presente neste momento histórico. A ministra falou sobre a importância da criação dessa secretaria:

“Acreditamos que é fundamental investir no uso sustentável desse enorme patrimônio. O papel dessa nova secretaria, é em conjunto com os outros órgãos do governo federal, é o de estimular a bioeconomia que valoriza a nossa sociobiodiversidade, nossos ativos ambientais gerando renda, empregos (…) Para que possa fazer jus em ajudar a tirar o Brasil do mapa da fome” afirma a atual ministra Marina Silva, em seu discurso

Elisa Stefan, engenheira ambiental, que coordena o projeto Base Conhecimento para Bioeconomia Brasileira, um dos projetos do GT Bioeconomia Nacional do IE, estava presente na cerimônia. O projeto está construindo um corpo de conhecimento que possa apoiar o desenvolvimento de uma estratégia nacional para bioeconomia brasileira com horizonte até 2050. Apesar da criação da Secretaria, o Brasil ainda não possui uma estratégia clara para bioeconomia.

Ainda durante o discurso de posse, Marina Silva mencionou o Carlos Nobre, também presente no evento. O pesquisador foi Eminente Engenheiro do Ano do Instituto de Engenharia em 2020, e seu discurso na ocasião motivou a criação do GT Bioeconomia Nacional no IE.

________________________________________________________________________

O GT Bioeconomia Nacional do Instituto de Engenharia – coordenado por George Paulus. O GT tem como missão impulsionar a bioeconomia no Brasil. São quatro projetos em desenvolvimento atualmente: Expedições para Amazônia, Base de conhecimento para bioeconomia nacional, Sustentabilidade no ensino de engenharia e Geração ECO.

Para saber mais sobre, clique aqui.