Discurso de Marcos Moliterno, presidente em exercício, na cerimônia do Dia do Engenheiro 2022

Boa noite a todos os presentes e aos que nos assistem pelas plataformas de mídias sociais do Instituto de Engenharia.  

Hoje é um dia muito especial. É o momento em que celebramos a Engenharia e a nossa profissão, em que reconhecemos as conquistas e a dedicação de engenheiros que trabalham para a disseminação do conhecimento e para o desenvolvimento da Engenharia Nacional.  

Engenheiros e engenheiras voluntários que, por meio das Divisões Técnicas encontram nesta Casa o espaço e o apoio de que precisam para exercitar o debate de temas importantes para o crescimento da Engenharia e o avanço da qualidade de vida da sociedade. Há mais de 50 anos, prestigiamos esses profissionais com a “Premiação das Divisões Técnicas”. 

Nesta noite vamos homenagear também os profissionais da imprensa, que levam ao público as diversas faces e a importância da Engenharia, de maneira clara e isenta. 

Vamos homenagear também os jovens engenheiros e engenheiras que, notavelmente, se destacaram como melhores alunos de suas turmas e que agora ingressam no mercado de trabalho, com a missão de fazer, com sabedoria, uma Engenharia de qualidade, ética e cada vez mais inovadora. 

E para trilhar esse caminho é essencial que sempre se aprimorem, estudem, se reciclem, pois a revolução do conhecimento não para! 

Por isso, o Instituto de Engenharia, por meio de seus Departamentos, Divisões Técnicas e Grupos de Trabalho oferece palestras e cursos, ministrados por profissionais de alta competência, abertos aos seus associados e ao público em geral.  

Em 2022, foram mais de 25 mil visualizações dos encontros, que ficam disponíveis no acervo da TVEngenharia, que hoje conta com mais de mil vídeos. Uma preciosidade técnica, de conhecimento e de memória da Engenharia. 

A disseminação desse conhecimento é resultado do voluntariado dos nossos associados e pela confiança depositada por empresas como a Camargo Corrêa Infra (CCInfra) e por instituições como o Instituto Camargo Corrêa, que contribuíram para o aprimoramento de nossa estrutura com a doação de 21 notebooks com monitores e licenças dos softwares de aplicação do curso BIM, que farão parte do Centro de Treinamento, que temos a honra de inaugurá-la hoje, e que levará o nome do lendário fundador desse, que é um dos maiores grupos industriais do País, nosso associado honorário, Sebastião Camargo.  

O Centro de Treinamento Sebastião Camargo oferecerá tecnologia instrutiva, inclusiva e de inovação à Engenharia nacional, na continuidade da formação tecnológica, como centro de colaboração, conexão e transferência do conhecimento profissional e educacional. Ademais, serão disponibilizadas bolsas de estudo de caráter social.  

Ressalto que o Centro de Treinamento somente tem sido possível por contar com o inestimável apoio da CCInfra e do Instituto Camargo Corrêa, mantendo-o constantemente atualizado, conforme exige a tecnologia. 

Nosso associado homenageado de hoje, Sebastião Camargo, representado por sua família, transformou uma pequena construtora, fundada em 1939, no centro de São Paulo, em um dos maiores conglomerados industriais do Brasil que, hoje, acumula em seu portfólio mais de 500 obras executadas, dentre as mais importantes e estratégicas do País, como a Hidrelétrica de Itaipu, a Ponte Rio-Niterói, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, rodovias como Imigrantes, Presidente Dutra, Fernão Dias e Bandeirantes e mais de 1.600 km de linhas de metrô em São Paulo e em outros Estados, além de minerodutos, oleodutos, linhas de transmissão de energia elétrica e infraestrutura de saneamento básico, entre outros setores de atuação também no exterior. 

Sebastião Camargo contribuiu com a história da Engenharia brasileira. E quantas outras histórias a Engenharia Nacional tem para contar (…) De construção, superação, criatividade. 

Neste ano, em que comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil, reunimos 10 entidades e empresa para fazer um relato dos 200 anos da nossa Engenharia, em evento, no mês de setembro, intitulado “200 anos de Independência do Brasil – Engenharia em foco”, onde fizemos um balanço do passado, presente e futuro da Engenharia. O panorama desses dois séculos de Engenharia está reunido em livro homônimo, de autoria conjunta com os parceiros do evento, que está sendo lançado hoje, em formato digital.   

Nesta noite também celebramos a conclusão de um ano de trabalho árduo e memorável, quando realizamos: 

  1. A série de eventos “O Brasil e o Futuro da Bioeconomia”; 
  1. A expedição para a Amazônia com o Grupo de Trabalho Amazônia e Bioeconomia; 
  1. A volta das Sextas Culturais no Instituto de Engenharia; 
  1. O encontro, em parceria com 16 entidades do setor produtivo, com os candidatos à presidência da República e ao Governo do Estado de São Paulo; 
  1. O lançamento dos cadernos “As oportunidades da Bioeconomia Brasileira” e “Instrumento Econômico para Estimular o Acesso à Água Potável Gerida de Forma Segura”; 
  1. O 1º Debate Instituto de Engenharia e Assoc. Brras. De Veículos Elétricos – sobre Eletromobilidade; 
  1. A celebração dos 80 anos da Revista Engenharia; 
  1. Participação no ProEC 4.0 – Programa Brasileiro de Engenharia e Construção; 
  1. O 1º Seminário de Engenharia, Mineração, Óleo e Gás e Gestão de Ativos – SEGA, e; 
  1.  mais de 70 palestras ministradas pelos Departamentos e Divisões Técnicas, entre diversos encontros do Grupo Mulheres na Engenharia, IE Jovem e o Happy Hour com os novos Associados.  

Agradeço a todos associados, parceiros, colaboradores e amigos que fizeram de 2022 um ano produtivo, que acrescentou mais um passo nessa nossa longa caminhada de 106 anos do Instituto de Engenharia. 

Muito Obrigado.

Bom evento a todos!