DALL-E 2, Gato, LaMDA e Yolo: as inteligências artificiais que vão mudar o mundo

Conheça os modelos de IA que podem alterar a maneira como vivemos

Foto: DALL-E 2/Estadão

Ao contrário do que a ficção nos fez acreditar nas últimas décadas, a expressão “inteligência artificial (IA)” não se refere a algo homogêneo – não se trata de um único sistema capaz de resolver todos os problemas propostos a ele. A tecnologia é composta por uma série de modelos e técnicas que evoluem de forma assíncrona na busca por soluções para desafios específicos.

Esses modelos são desenvolvidos por universidades, pesquisadores, megacorporações, startups e até entusiastas da tecnologia. Dessa maneira, o impacto que essas IAs causam no mundo tem enorme potencial econômico. Até 2030, a inteligência IA vai gerar US$ 13 trilhões no mundo, segundo um relatório global da consultoria McKinsey – na América Latina, 5% do Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer no período em função da tecnologia.

Porém, os modelos de maior destaque não apenas resultam em mudanças na vida das pessoas de forma direta. Elas também inspiram o desenvolvimento de outros modelos, levando todo o campo da IA para novos patamares, e emprestam suas funcionalidades para que empresas criem seus próprios produtos.

Este especial tenta olhar para as IAs que carregam essas características em 2022 – as escolhas foram feitas após muita conversa com pesquisadores, especialistas e empresas diretamente envolvidos na construção de IAs. Vale lembrar: os avanços na área ganharam velocidade de tirar o fôlego e tudo pode mudar em semanas – o AlexNet, modelo que impulsionou do zero toda a onda atual de IA, foi revelado há apenas 10 anos, em 2012.

Entre os nomes destacados, estão a Alphafold, que pode abrir as portas para uma revolução na indústria farmacêutica – esse pode ser o caminho para o primeiro prêmio Nobel para a área de IA.

Aparecem também os dois modelos que fizeram mais barulho em 2022. O LaMDA, modelo de gerador de diálogos tão sofisticado que fez um engenheiro do Google afirmar que o sistema estava “vivo”, e o DALL-E 2, modelo que gera imagens a partir de comandos de texto, que está levantando debates sobre o uso de IA nas artes. Aliás, todas as imagens usadas neste especial foram criadas por IA, usando o DALL-E 2 e seus concorrentes, Midjourney e Stable Diffusion. No topo desta página, o DALL-E 2 gerou a ilustração a partir do comando “o futuro do mundo transformado pelas inteligências artificiais”.

Junto deles também estão o GPT-3, conhecido por ser uma IA caprichosa na produção de textos, o Yolo, IA “vista louca” capaz de influenciar a indústria de carros autônomos, e o Gatosistema que é “pau para toda obra” e se propõe a ser bom em várias tarefas diferentes – todos os capítulos podem ser acessados também no menu acima.

O material tenta desvendar não apenas o funcionamento e os impactos desses sistemas, mas os desafios que eles têm no horizonte para tornarem realidade os seus potenciais. Não são apenas desafios técnicos. Existem discussões éticas e sociais que precisam ser levadas em consideração – isso sem contar a capacidade de adaptação comercial dessas tecnologias.

Mesmo com tantas questões, a única certeza até aqui é que nossas vidas jamais serão como antes. Portanto, ao longo desses seis capítulos, conheça as IAs que vão mudar o mundo nos próximos anos.

Fonte: Veja a matéria original – O Estado de São Paulo

Veja todas as matérias da série:

Alphafold: conheça a inteligência artificial capaz de prever as estruturas das proteínas

DALL-E 2: conheça a inteligência artificial capaz de gerar imagens impressionantes

Gato: conheça a inteligência artificial que é ‘pau para toda obra’

GPT-3: conheça a inteligência artificial capaz de escrever como um humano

LaMDA: conheça a inteligência artificial perfeita para bater papo

Yolo: conheça a inteligência artificial no cérebro de carros autônomos