Discurso Eminente Engenheira do Ano 2022 – Tania Cosentino

Boa noite a todos e todas, acho que não é preciso dizer o tamanho da emoção que estou sentindo por estar aqui hoje, um lugar que nunca pensei. Em primeiro lugar, queria agradecer ao Eng. Paulo, Eng. André, ao Instituto de Engenharia, a todos os colegas engenheiros que estão presentes aqui e ao pessoal do Instituto por organizar não só a homenagem e me selecionarem como Eminente Engenheira do Ano, mas por todo o carinho. E isso é uma coisa importante, a atenção e o carinho que foi dedicado a mim e minha equipe em todo esse período que víamos conversando para organizar este evento. Então, gostaria de agradecer do fundo do meu coração a todos vocês que organizaram esta homenagem tão bonita aqui e ao senhor Eng. Jardim que fez uma organização bem bacana.

Queria também parabenizar o Instituto de Engenharia pelos 106 anos, é uma história linda de um instituto de visa promover uma profissão tão difícil, uma profissão que não é abraçada pelos brasileiros como é em outros países. E quando olhamos para a importância da Engenharia para o desenvolvimento econômico de um país para o ganho de competitividade que é tudo que a gente precisa aqui no Brasil, me entristece ver que ainda somos tão poucos. Sem falar no número de mulheres na profissão, o que é pior ainda, nós somos poucas nesta profissão, se formos olhar para o número de formandas de engenharia, o Brasil tem apenas 24% de engenheiras, e se for comparar no mundo, é entre 35% até 40% se olharmos mais para o lado da Ásia e da Europa. Então, isso mostra claramente porque alguns países estão mais avançados em uma série de temas do que os nossos, porque eles têm uma economia mais pujante do que a nossa. Temos um país rico, com uma população maravilhosa, onde o solo é rico, então, é aonde precisaríamos de mais engenheiros para extrair os benefícios de toda essa riqueza e transformar em uma riqueza que transformasse todo esse crescimento econômico e reduzisse as desigualdades.

Eu era muito jovem quando percebi que queria de fato, fazer algo diferente, que pudesse contribuir e gerar impacto. Isso foi algo que sempre me moveu. Mas, também, desde muito pequena a minha família me mostrou a importância do estudo, da dedicação e do trabalho e no caso de ser mulher, a autoconfiança. Ter também o símbolo da Atena Minerva, a deusa do conhecimento, reflete em algo que sempre norteou minha vida e carreira, estar aberta para aprender algo novo sempre. Hoje no mundo moderno com o mindset, mas, é realmente estar aberto para aprender algo novo todos os dias. É o que vai te renovar e te fazer crescer, não importa qual seja sua carreira.

Isso sempre foi o norte da minha carreira e acabei caindo por acaso no mundo técnico, sou da época da Escola Técnica Federal de São Paulo, onde fiz meu segundo grau técnico e tenho alguns antigos amigos federais colegas de turma aqui, e a conexão com a área técnica transformou a minha vida, me permitiu ter emprego aos 16 anos de idade e fiz 40 anos de profissão realizados esse ano.

E foi aí que começou a paixão, entrei no curso de Engenharia, sendo Engenheira Eletricista pela Faculdade de Engenharia de São Paulo e me formei em 1990. E quando me formei, já tinha oito anos de experiência, comecei como estagiária na SIMENS, era um desafio como mulher estar nessa área, éramos poucas formandas e poucas as que se aventuravam pelo campo e chão de fábrica e tínhamos que fazer a diferença. E a minha forma de fazer diferença era colaborar com meus colegas.

Nessa jornada, encontrei meu marido Carlos, que sempre foi um grande parceiro, responsor e padrinho, que sempre me apoiou e empurrou para frente. Então, tive família, que é um pilar fundamental. Minha mãe, meu pai, irmã, sobrinha, família sempre junto apoiando é fundamental. É uma família onde meus pais sempre falaram que podíamos ser o que nós quiséssemos, então, eu sou engenheira eletricista, minha irmã é doutora em física e meu irmão é músico. Então, mostrou que cada um podia realmente fazer suas escolhas e o que importava era ser feliz. Mas, encontro meu marido na engenharia e construímos uma carreira construtiva com um apoiando o outro.

Fiquei 16 anos na SIMENS, passei por outras diversas áreas, passei dois anos na ROCO Arrumation, onde aprendi muito sobre cultura organizacional, saio de uma empresa alemã e vou para uma empresa americana. Entrei na Schneider Electric Brasil, onde tive o privilégio de aprender muito e me transformar em uma executiva. Lá conheci muitos dos amigos que estão aqui presentes, e é uma honra ter cada um de vocês aqui. E eu fui aprendendo muito e tentando compartilhar meu conhecimento com meus colegas e como eu poderia fazer a diferença na vida de cada um. Quando assumi a presidência da Schneider Electric Brasil, em 2009, depois de um ano vivendo na França, percebi que poderia fazer mais e principalmente pelas mulheres, pois quando olhei para o lado, eu era uma das engenheiras formadas no Brasil, mas era uma das poucas que chegava na posição de CEO de uma organização. E aí eu entendi que tinha um papel fundamental, espaço e voz para fazer a diferença. Primeiro dentro de casa, contribuindo para o crescimento das mulheres na Schneider, mas também por fora, levando a voz para que mulheres percebessem que sim, elas poderiam chegar lá, mostrando que não vim de família rica, nem de escola rica, trabalhando desde muito jovem, mas sim, é possível para qualquer mulher, homem, de qualquer origem, desde que tenha esforço e dedicação e que encontre pessoas incríveis pela jornada, e preciso agradecer a todas pessoas incríveis que encontrei pela minha jornada.

Ao mesmo tempo, naquele momento me conecto com o tema sustentabilidade, e principalmente no meio ambiente, e eu percebo que poderia ter impacto social e ambiental com o serviço da minha empresa, e foi aí que eu me apaixonei pela área. Não sou uma expert na área, mas, me apaixonei e vi um horizonte no conhecimento, e surgiu um novo grupo de networking, então, continuei aprendendo, crescendo e impactando a vida de muitas pessoas.

Tive o privilégio de ser reconhecida pela ONU, mas não fui a única, também tenho duas mulheres maravilhosas. Então, vemos mulheres servindo de exemplo para outras mulheres e para homens e tenho orgulho de estar nesta jornada. Depois de 19 anos na Schneider, decidi fazer uma mudança pra Microsoft, sempre apoiada pelo meu marido e família. E foi uma mudança para melhorar, para ver minha capacidade e elasticidade de aprender coisas novas e impactar em escalas. O poder de uma Microsoft de impactar pessoas e organizações é incrível. É levar a tecnologia e a tecnologia na veia para transformar a sociedade, reduzir as desigualdades e ingressar nos principais desafios da nossa sociedade e planeta. Então, quando vi a oportunidade abracei, e a verdade é que não sou uma profissional de TI, então foi mais um desafio para aprender.

E eu me esforço todos os dias para aprender coisas novas, crescer como pessoa para mostrar que sim, qualquer um consegue mover sua carreira. A Microsoft me permite expandir meu alcance, impactar pessoas com projetos e eu sou super comprometida com essas causas citadas. E comprometida para levar a educação para todos.

Então, hoje, mais uma vez, é um privilégio. Não tenho palavras para agradecer a presença de todos, ao carinho de todos do Instituto de Engenharia, e é bom demais dar uma olhadinha na minha trajetória, mas, a barra sobe e o compromisso que me trouxe até aqui me cobra a fazer mais, e é um compromisso que vou continuar lutando pela diversidade, e que vai além da diversidade de gênero. O que eu quero é que todas as pessoas possam ocupar espaços em todos setores e empresas da sociedade, e que todos possam crescer. E é isso que vai trazer crescimento para nosso país. Mais uma vez, muito obrigada, uma boa noite, e agora é o momento de celebrarmos e brindarmos esse momento tão especial que faz um marco em minha vida.