O cuidado com as mulheres no universo da Engenharia e da Medicina – Outubro Rosa

Reforçando seu compromisso com a causa do Outubro Rosa, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), visa sempre ter projetos e ações que valorizem a mulher. Entre as iniciativas, tem o “Programa Mulher”, que no mês da campanha teve como foco o papel das engenharias no cuidado da saúde feminina.

A partir do programa, o CREA com o apoio do comitê gestor, faz vários movimentos e ações para ter mais igualdade de gênero na área de tecnologia, que tem o equivalente a 15% de profissionais registradas. Visando isso, foi lançada uma cartilha em 2021 para descrever a presença das mulheres na engenharia e quais objetivos para alcançar essa igualdade.

A Eng. Poliana Siqueira, coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher, afirma: “Nosso papel como comitê do Crea-SP é acompanhar a evolução social para garantir a entrega de soluções que a área tecnológica possa trazer como benefício para a sociedade. Por isso, estamos sempre atentos a temas pertinentes à mulher, como o câncer de mama, por exemplo, que, nos últimos anos, tem se beneficiado com tratamentos cada vez mais assertivos. Em outubro do ano passado, abordamos a conscientização sobre a saúde feminina em uma live. No mesmo ano, lançarmos uma cartilha sobre o Programa Mulher com um panorama da participação das mulheres nas Engenharias, entre outros trabalhos e ações desenvolvidas”.

Entre os principais tipos de doença do mundo, está o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, até 2021, o risco estimado de acometimento era superior a 60 casos a cada 100mil mulheres brasileiras. Por isso, é fundamental o papel da a engenharia e da medicina neste ponto, para criar soluções eficazes com recursos que contribuem para um diagnóstico mais rápido da doença, podendo assim ter um tratamento o mais rápido possível.

Quem tiver interesse em saber mais das iniciativas, entre em contato com o grupo pelo site creasp.org.br/programamulher. “O comitê existe para isso. Estamos aqui para ouvir e acolher”, conclui a coordenadora.

Sobre o Instituto de Engenharia

Entidade com mais de 100 anos de tradição, contribuimos para o aprimoramento profissional visando a qualidade de vida da sociedade. A entidade ministra gratuitamente diversas palestras técnicas, coordenadas por suas Divisões Técnicas, além de cursos e projetos, esse último encaminhado aos governos federal, estadual ou municipal.

Quer saber mais sobre nossos eventos? Acompanhe nossa agenda.