Discurso Eminente Engenheiro do Ano 2022 – Paulo Ferreira

Boa noite, senhoras e senhores presentes e aos que nos assistem pelo site e rede do Instituto de Engenharia.

Agradeço as presenças que nos honram nesta oportunidade em que o Instituto completa 106 anos, ao tempo em que homenageamos a Eminente Engenheira do Ano 2022, TÂNIA COSENTINO, para quem voltamos nossas atenções, no dia de hoje, dando-lhe as boas-vindas.
Estendo meus agradecimentos ao engenheiro André Steagall Gertsenchtein, presidente do nosso Conselho Consultivo, à engenheira Ana Lucia Monteiro Salmeron, que proferirá a saudação à homenageada, e a todos eminentes engenheiros dos anos anteriores aqui presentes, ex-presidentes, associados, colaboradores e amigos.

Já se passaram 106 anos! Nesta caminhada de mais de um século, esta Casa muito participou, presenciou e se envolveu na história e no desenvolvimento do Brasil!

Temos o orgulho de ter como patrono o engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza que, em reunião na Escola Politécnica – juntamente com os engenheiros Francisco Pereira Macambira, João Pedro da Veiga Miranda e Rodolpho Baptista Santiago -, idealizaram e criaram o Instituto de Engenharia, com o intuito de organizar os engenheiros para empreender os inúmeros projetos que surgiam nesta Nação.
Por intermédio de “braços voluntários”, sempre nos manifestamos frente aos problemas do País, quer propondo soluções, quer abrindo espaço para a discussão, fiéis à nossa missão primeira, de valorizar a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da Sociedade.

Assim, o Instituto de Engenharia tem sido ouvido em todas as temáticas técnicas, apresentando sempre soluções proativas, podendo aqui invocar como exemplos próximos, os seguintes dados.

• O primeiro plano diretor da capital do Estado de São Paulo foi elaborado dentro desta Casa;
• O principal núcleo de alistamento na Revolução Constitucionalista de 32, estava sediado no IE.
• A Escola de Engenharia Mauá nasceu dentro de nossa Casa.
• O PROÁLCOOL foi idealizado e fomentado no IE.
• A COSIPA, que alavancou fortemente nossa indústria de base, foi concebida em nossas dependências.

Hoje, em um mundo globalizado onde o conhecimento está instantaneamente à disposição de todos, no qual o aprendiz é responsável por sua apropriação do saber e a tecnologia materializou de forma incrível e inimaginável mudanças na vida social, estabelecendo novas relações em todas as sociedades, o Instituto de Engenharia caminha a passos largos, para acompanhar essas novas interações, sempre com foco em seu propósito institucional.

Nosso corpo técnico, por meio dos Grupos de Trabalho, Departamentos e Divisões Técnicas, desenvolvem estudos, palestras e seminários, tanto on-line, quanto de forma híbrida, fomentando o pensar técnico atualizado, em diversas áreas da Engenharia, colocando-os à disposição dos interessados, por meio da TVEngenharia, no site do IE.

A disseminação e a troca de experiências durante esses encontros, abertos para o Brasil e para o mundo, são uma riqueza inestimável, sendo nosso objetivo que, cada vez mais, os jovens engenheiros e engenheiras, bem assim como os veteranos da engenharia possam conviver, compartilhar e se aprimorar, dentro de nosso objetivo primordial: uma Engenharia de excelência!

Nesse sentido, cremos que para alcançarmos a excelência, temos que volver o olhar para o passado, analisar com muita seriedade o presente e planejar o futuro. Foi assim que, em 5 de setembro passado, por ocasião da comemoração do Bicentenário da Independência, o Instituto de Engenharia, juntamente com mais 10 entidades e empresa, realizou um exitoso evento denominado “200 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – ENGENHARIA EM FOCO – PASSADO, PRESENTE E FUTURO”.

Foi um dia intenso, quando foram expostos e analisados casos de lições aprendidas, as melhores e mais bem-sucedidas práticas, nos mais diversos setores diretos e indiretos da Engenharia no Brasil.

Apresentamos os desafios e as conquistas associadas aos aspectos ambientais, sociais e econômicos e o compromisso e relevância no desenvolvimento e competitividade do corpo técnico brasileiro.

Focamos na capacitação, pesquisa, desenvolvimento da inovação e da tecnologia, além da previsibilidade de novas profissões, que se espera para fortalecimento do legado da engenharia nacional.

A academia também se fez presente, e jovens engenheiros e engenheiras apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, aos quais foram concedidas premiações. Um estímulo e reconhecimento à juventude para a qual esta Casa tem sido ponto de apoio e equilíbrio.

O projeto Amazônia 4.0 e a importância das variações climáticas para a região e seus povos, também foi tema do encontro.

Aliás, no dia a dia do Instituto, a Amazônia e suas potencialidades na bioeconomia são temas de um Grupo de Trabalho, cuja atuação teve início, em 2021, com a publicação do caderno “Amazônia e Bioeconomia – Sustentada em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Esse Grupo está lançando a nova publicação: “As oportunidades da bioeconomia brasileira”, fruto da série de palestras realizadas, em março, durante a Semana Brasil e o Futuro da Bioeconomia, quando buscou-se explorar possíveis cenários de uma economia de longo prazo e sustentável.

As ações do Grupo aspiram que o IE seja curador e promotor no desenvolvimento de um espaço onde todos protagonistas possam construir soluções conjuntas, propor políticas, integrar academia, governos, iniciativa privada, fundos de investimentos internacionais e verdes.

Outros projetos que visam à preservação do meio ambiente também foram aqui desenvolvidos, como o debate Eletromobilidade: o Brasil está preparado para a grande mudança?. Em parceria realizada entre IE e ABVE;

Outro importante documento desenvolvido: “Instrumento Econômico para Estimular o Acesso à Água Potável Gerida de Forma Segura”, concebido por um grupo composto pelo IE e por profissionais de diferentes áreas, para discussão e apresentação de proposta, a fim de que o Brasil possa atingir o objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), em relação à água potável.

Soma-se a isso o evento “A Rodovia dos Tamoios – projeto, construção e operação”, cujas soluções construtivas inovadoras foram um marco em benefício ao meio ambiente.

Em novembro próximo, em parceria com a Abraman, teremos o 1º Seminário de Engenharia e Gestão de Ativos – SEGA – quando traremos à tona os temas Mineração, Óleo e Gás e Gestão de Ativos.

Por ocasião das eleições, em que tivemos um dos maiores e mais importantes pleitos da história brasileira, com o maior eleitorado já registrado, cerca de 156 milhões de pessoas aptas a votar, o IE e as principais entidades representativas da Indústria da Construção Civil, Imobiliária, da Engenharia e da Arquitetura, convidaram e realizaram série de encontros com os candidatos à Presidência e ao governo do estado de SP, com o objetivo de evidenciar pontos que consideramos determinantes ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e desse Estado.

Chama a atenção a importância deste momento político, pois as candidaturas femininas à Presidência da República bateram recorde, ressaltando a efetividade da atuação das mulheres em todas as áreas da sociedade.

Nesta instituição as mulheres têm voz, com o grupo Mulheres na Engenharia, que se reúne mensalmente para discutir e valorizar a atuação das mulheres em diversas áreas, como Ciência, Tecnologia, Artes Matemática e Engenharia.

Hoje, em que entregamos o sexagésimo título de Eminente Engenheiro do Ano, o Instituto de Engenharia se engalana, para receber e homenagear a Engenheira Eletricista, TÂNIA COSENTINO, que se junta a nomes como Lucas Nogueira Garcez, Olavo Setúbal e Mario Covas, como a Eminente Engenheira do Ano 2022.

É uma honra destacar a Presidente da Microsoft do Brasil, uma das mais influentes no mundo dos negócios, como uma mulher da Engenharia.
Tânia é um orgulho para esse País. Uma das três mulheres – e a única latino-americana – a ser reconhecida pela ONU – Organização das Nações Unidas – por seus trabalhos e dedicação à frente da sustentabilidade.

Escolhemos a Engenheira TÂNIA COSENTINO por representar a Engenharia como uma força de desenvolvimento, de prosperidade e de igualdade, qualidades que sufragaram de forma clara essa feliz escolha.

Parabéns, TÂNIA COSENTINO, seus colegas aqui a saúdam efusivamente, por ter sido escolhida nossa Eminente Engenheira do Ano de 2022!