Revista Grandes Construções – Tania Cosentino é a Eminente Engenheira do Ano 2022

Cerimônia de outorga do título será realizada em 26 outubro, na celebração dos 106 anos do Instituto de Engenharia

A engenheira elétrica Tania Cosentino foi apontada pelo Instituto de Engenharia (IE) como a “Eminente Engenheira do Ano de 2022”.

Entregue desde 1963, a premiação é um reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e aprimoramento da engenharia.

Em quase 40 anos de experiência profissional, Cosentino desenvolveu uma carreira de sucesso, com empenho na inclusão e na diversidade.

Atualmente, a engenheira é presidente da Microsoft Brasil que, sob sua gestão, criou em 2019 o programa Women Entrepreneurship (WE), com o foco em estimular o empreendedorismo feminino em startups de base tecnológica, incluindo ao menos uma mulher entre os acionistas da empresa.

Por duas vezes consecutivas, em 2020 e 2021, a Microsoft Brasil foi considerada a Melhor Empresa para se Trabalhar pelo Great Place to Work, ocupando a 1ª posição no setor de tecnologia no Ranking Merco de Responsabilidade ESG Brasil de 2020 e 2021.

Com a maior parte de sua carreira estabelecida em multinacionais nos setores elétrico e de automação industrial, a partir de 2000 ela desenvolveu uma jornada executiva de sucesso na Schneider Electric, sendo a primeira mulher e brasileira a assumir a presidência da subsidiária da empresa no Brasil.

Em 2013, tornou-se presidente da companhia da América do Sul e, em 2018, assumiu a vice-presidência global de qualidade e satisfação do cliente.

Cosentino também é líder ativa dos programas HeForShe e WEP (Women Empowerment Principles), do programa ONU Mulheres. Entre outros feitos, tornou-se uma das 10 pioneiras nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, em 2017.

A cerimônia de outorga do título será realizada em 26 outubro, na celebração dos 106 anos do Instituto de Engenharia, em sua sede, em São Paulo.

Fonte: Revista Grandes Construções