As características que fazem o diferencial e realçam um grande profissional

Perante a grande demanda do mercado de trabalho atual nas áreas de inovação e tecnologia, os empregadores procuram cada vez mais profissionais que se adaptam a cada dia que passa. Os pré-requisitos atuais vão muito além de uma boa formação acadêmica. Por causa disso, uma das maiores dúvidas é o que diferencia um bom profissional.

Pensando nisso, por meio de uma plataforma digital, O Crea-SP Capacita (creasp.org.br/capacita), oferece vários cursos em parceira com outras instituições de ensino para que cada vez mais o profissional tenha sua formação ampliada.

Também existe a opção de associação, que por sua vez, atua cada vez mais perto do profissional, por estar incluída no ambiente que elas atuam, participando de reuniões e eventos, trocando experiências, desenvolvimento e o relacionamento interpessoal.

O Eng. Ricardo Klein Schweder, responsável pelo RH Crea-SP, explica: “Assim como nós buscamos propósito no que fazemos, as empresas também fazem isso”. Klein sabe que no processo de um recrutamento, as exigências são tão importantes quanto o próprio mercado. Além disso, ele também recomenda o aprimoramento por meio das soft skills, que irão dizer muito mais sobre o perfil comportamental do candidato e foge da técnica.

“Os cursos das áreas de engenharia são muito completos. Mas, as questões mais amplas como empatia e gestão pessoal, acabam sendo limitadas numa formação em exatas”, diz. Para engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos a parte técnica que prevalece no decorrer dos dias, pode criar um espaço em que o pessoal/emocial é desafiador.

Ricardo Klein tem mais uma sugestão para sair do conforto: ter atividades extracurriculares. “Passando da primeira avaliação objetiva (currículo), o recrutador vai analisar se o candidato participa de alguma associação, tem boa postura, conhece a proposta de trabalho, entre outras exigências. Se esses pontos batem com o perfil que a empresa procura, já vai ser um destaque”.

Sobre o Instituto de Engenharia

Entidade com mais de 100 anos de tradição, contribuimos para o aprimoramento profissional visando a qualidade de vida da sociedade. A entidade ministra gratuitamente diversas palestras técnicas, coordenadas por suas Divisões Técnicas, além de cursos e projetos, esse último encaminhado aos governos federal, estadual ou municipal.

Quer saber mais sobre nossos eventos? Acompanhe nossa agenda.