Ciclo de formação – A necessidade urgente de uma nova bioeconomia de floresta em pé

Assista abaixo à gravação do evento:

+ Informações: 

Amazônia e desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável.

Parte 1 – Nessa aula o Professor Carlos Nobre faz um detalhado relato, repleto de dados e evidências sobre riscos e oportunidades para o desenvolvimento de uma bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo. A aula desenvolve-se sob o mote de que o Brasil tem a oportunidade de consolidar-se como a 1ª potencia global da sociobiodiversidade.

Parte 2 – Durante a sessão de perguntas e resposta Carlos Nobre vai descrever aos participantes da primeira turma da expedição à Amazonia do Instituto de Engenharia sobre o início de sua carreira profissional e o surgimento de sua conexão com a Amazônia.

Obs.: a Parte 1 já está gravada e disponível para ser assistida no vídeo abaixo. A parte 2 será ao vivo no dia do evento.

Público-alvo:

Profissionais de engenharia, professores e estudantes.

Palestrante:

Carlos Nobre – Cientista

Cientista, pesquisador e professor, Nobre é referência de pesquisa climática, em especial em florestas tropicais, como a Amazônia. Teve participação importante no relatório de mudanças climáticas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, doutorado pelo MIT, atualmente é pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da (USP), e coordena o projeto Amazônia 4.0, iniciativa destinada a transformar a floresta em um centro tecnológico e de empreendedorismo sustentável.

Moderadores: 

George Paulus – Nascido no Brás, criado no Tatuapé e juventino da Mooca. Engenheiro de Produção (Poli-USP), mestre na área de Logística e doutor pela mesma escola. Técnico em Eletrônica (LAOSP). Iniciou sua carreira na Engenharia como consultor nas áreas de gestão da cadeia de suprimentos e de gestão de projetos. Atua como empreendedor na área de internet e software, desde 1999. Empreendeu o sistema aprendizado com jogos de empresas salaVIVA e o software online de gerenciamento de projetos GP3. Paralelamente à carreira de empreendedor, acumulou 20 anos de experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação pela Fundação Vanzolini e Insper. Foi diretor de Comunicação do Instituto de Engenharia nas gestões 2017-21, onde também coordenou o projeto do Associado Digital e atualmente coordena o GT Amazônia e Bioeconomia.

 

Felipe Geribello Ferreira Cabral  – Engenheiro Civil formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia em 2018, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV e atualmente cursando pós-graduação em Neurociência e Comportamento pela PUC-RS. Trabalha na Geribello Engenharia Ltda., empresa de gerenciamento, fiscalização e supervisão de obras, já tendo atuado no departamento de planejamento e como engenheiro fiscal em contratos de habitação popular (CDHU). Atualmente trabalha no Departamento de Qualidade e Desenvolvimento da empresa, sendo responsável pela busca de inovações. É vice-coordenador da Divisão Técnica de Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos e Biotecnologia, desde 2019.

 

Realização – Presidência do Instituto de Engenharia

Organização-  GT Amazônia e Bioeconomia

Apoio Institucional:

Apoio à formação: 

Espaço aberto ao CREA-SP, objetivando o aperfeiçoamento dos profissionais e o aprimoramento da fiscalização das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/CREAs, além de promover a conscientização da sociedade quanto à necessidade e obrigatoriedade de contratar um profissional devidamente habilitado.