AgroTag facilita acesso e troca de dados geoespaciais de qualidade entre o campo, usuário e suas demandas

Exposição no Espaço ConectaAgro

Aplicativo esteve no Espaço ConectarAgro na Agrishow

AgroTag – primeira plataforma geoespacial multitarefa da Embrapa, foi um dos destaques no Espaço ConectarAgro no Agrishow 2022. A Conectar Agro é uma associação que busca fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil. Nesse mesmo espaço, estiveram profissionais do Instituto de Pesquisas Eldorado, provedor de P&D&I de classe mundial que busca resolver os desafios da digitalização e da transformação digital no campo.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Luiz Vicente, o Instituto Eldorado é parceiro no projeto e usa o AgroTag como exemplo de aplicação no setor do Agro. Vicente se reuniu com Nélio Resende, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Eldorado, em 28 de abril, na Agrishow.

“Num mercado repleto de aplicativos para dispositivos móveis, o AgroTag vai além de um app voltado para o setor Agro. Ele é um ambiente colaborativo para instituições, empresas e sociedade em geral, que visa facilitar o acesso e troca de dados geoespaciais de qualidade entre o campo, o usuário e suas demandas. Esse uso da conectividade, considerando as diversas cadeias produtivas brasileiras que usam o aplicativo, é uma das principais características que chama a atenção de iniciativas como a do Conectar. Temos exemplos práticos da utilização do AgroTag no campo em locais remotos, envolvendo, por exemplo, demandas do Governo do Pará no interior daquele estado, o AgroTag Pará, bem como na Amazônia Legal, AgroTag Manejo Florestal e Extrativismo (MFE)”, destaca Vicente.

“O Eldorado, como associado do Conectar Agro, tem como meta ampliar a conectividade no campo. O instituto expôs na Agrishow seus projetos relevantes no agronegócio, dentre eles o Agrotag, enquanto ferramenta demandante e alinhada à conectividade. O AgroTag é um grande exemplo de resultado no setor do agronegócio, considerando o conhecimento técnico-científico da Embrapa, aliado à capacidade de desenvolvimento de aplicativos do Eldorado”, comenta Resende.

A ConectarAGRO

Antes de se tornar uma associação formalizada, a ConectarAGRO auxiliou a promover a conectividade, via banda larga 4G, para mais de 7 milhões de hectares de áreas rurais e remotas no Brasil, beneficiando mais de 600 mil pessoas, 220 cidades, oito estados e mais de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias. O objetivo é solução de conectividade aberta, simples e acessível – o 4G LTE, na frequência de 700 MHz.

A Associação também colaborou para a cobertura de mais de 15 milhões de hectares com o padrão Narrow Band IoT (NB-IoT) – habilitadora de soluções de Internet das Coisas. O NB-IoT é necessário para conectar máquinas e sensores, ferramentas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, com a capacidade de consumir menos bateria.

A ConectarAGRO é o resultado do esforço de várias empresas e com o objetivo de expandir sua atuação, para promover a expansão do acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas e remotas de todo o País. Hoje, estão associadas 33 empresas.

Fonte: Embrapa