Por Luiz Fernando Portella – Apoie suas funcionárias grávidas!

Como gerente, você está em uma posição única para apoiar suas funcionárias grávidas e garantir que a discriminação da gravidez não ocorra em seu local de trabalho. Comece familiarizando-se com os benefícios parentais da sua empresa.

Dessa forma, você estará sempre preparado para dispor os recursos disponíveis quando uma funcionária lhe disser que está grávida. Certifique-se de manter um diálogo aberto sobre os tipos de apoio que sua funcionária precisa durante a gravidez. E nunca faça suposições sobre o que eles querem. Por exemplo, não presuma que sua funcionária grávida quer uma carga de trabalho reduzida; este pode não ser o caso.

Se eles solicitarem arranjos de trabalho flexíveis – como trabalho remoto e horário flexível para acomodar visitas ao médico ou outras necessidades – normalize a mentalidade de que esses arranjos são direitos, não privilégios. E, finalmente, seguindo a liderança do funcionário e respeitando suas preferências, faça o possível para facilitar as interações de apoio entre seu funcionário e seus colegas de trabalho. É importante que você não seja o único a criar um ambiente positivo para o funcionário.

Esta dica é adaptada de “5 maneiras de os gerentes apoiarem as funcionárias grávidas”, de Kaylee J. Hackney et al.

 

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

 

 

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.