Bateria oceânica é a mais nova forma de armazenar energia renovável, desenvolvida por holandeses. O modelo fica localizado no fundo do mar

A empresa holandesa Ocean Grazer criou uma “bateria oceânica” que tem a capacidade de armazenar energia renovável no fundo do mar. A bateria foi mostrada na Feira de Eletrônica de Consumo de Las Vegas, EUA

Ocean-Battery-Burried-cutout / fonte: reprodução

Denominada “Ocean Battery”, a nova bateria é uma solução gradual e modular para o armazenamento de energia, em escala de serviço público, que seja produzida por fontes renováveis como turbinas eólicas e parques solares flutuantes no mar. A bateria oceânica é um sistema hidráulico bombeado em uma caixa, o qual disponibiliza o armazenamento de energia ecologicamente correto até a escala de GWh. O mecanismo se baseia na tecnologia de barragens hidrelétricas, que há mais de um século se provou como altamente confiável e eficiente.

Para armazenar energia, o sistema da bateria bombeia água dos reservatórios rígidos para as bolsas flexíveis no fundo do mar. Depois disso, a energia é armazenada como energia potencial na forma de água sob alta pressão. Quando há demanda de energia, a água flui de volta das bolsas flexíveis para os reservatórios rígidos de baixa pressão, conduzindo várias turbinas hidrelétricas para gerar eletricidade.

Capacidade de armazenamento da bateria

Um dos principais desafios que a utilização de energias renováveis enfrenta é que elas precisam ter o apoio de sistemas de reservas que garantam que elas fiquem ativas mesmo nos momentos em que não houver sol ou vento.

Já a bateria do oceano fornece armazenamento de energia em escala de serviço público na fonte e pode ser implantada em parques eólicos offshore existentes e novos. Dessa forma, é possível reduzir os picos de carga locais na rede e combinar a oferta e a demanda de maneira ideal.

Ao aplicar tecnologia comprovada de barragens hidrelétricas, a empresa holandesa Ocean Grazer garante uma longa vida útil de décadas e uma alta eficiência de armazenamento de até 80%. “Isso torna nossa tecnologia confiável e acessível”, afirma o site da empresa.

Bateria ecologicamente correta

A tecnologia da “Ocean Battery” é sustentável e ecologicamente correta, de forma que não requer materiais de terras raras e utiliza água limpa como portadora de energia. A estrutura foi projetada para melhorar a vida marinha.

Importância das energias renováveis

A produção de energia renovável é crucial para uma economia neutra em relação ao clima. Esta transição energética requer uma mudança significativa no sistema energético. Para isso, mais e mais parques de turbinas solares e eólicas estão sendo realizados onshore e offshore para contribuir para uma sociedade sustentável.

Para crescer para um sistema onde a energia renovável é a norma, o maior obstáculo deve ser resolvido: o armazenamento de energia. Com isso, a Ocean Grazer está aproveitando esse enorme potencial de energia renovável introduzindo a Ocean Battery.

Fonte: Click Petroléo e Gás