Por Luiz Fernando Portella – Orientando a sua carreira, com apenas 5 perguntas!

Por Luiz Fernando Portella*

As carreiras evoluem e se desdobram ao longo de muitos anos – até décadas. Então, como você pode ter certeza de que está no caminho certo e alcançará sua definição de sucesso? Para assumir o controle do seu futuro, dê um passo para trás e reflita sobre o seu presente. Faça a si mesmo as cinco perguntas a seguir:

  • Quão realizado me sinto? Isso geralmente é sobre se você é capaz de expressar seus valores no trabalho. Identifique o que é mais importante para você e considere: “Em uma escala de 1 a 10, onde 10 é o ideal, quão bem sou capaz de expressar esse valor em meu trabalho?”
  • Como estou aprendendo e crescendo? Até que ponto você está desenvolvendo competência ou expertise em seu setor ou função? Quais competências você deseja desenvolver ainda mais no próximo ano?
  • Estou indo em direção a um objetivo de longo prazo? Enquanto todo mundo odeia a pergunta “Onde você quer estar em 10 anos?” recuar para descobrir uma visão ampla pode ajudá-lo a buscar oportunidades de forma mais proativa, em vez de reativa. Você pode se perguntar “O que eu quero na minha vida (profissional) em três a cinco anos?” que é um pedaço de tempo mais gerenciável.
  • Que sementes posso plantar hoje que me beneficiarão amanhã? O sucesso na carreira é muitas vezes o resultado dos efeitos cumulativos de pequenas ações regulares.
  • Que relacionamentos preciso construir para me ajudar a realizar minha visão? Você não pode fazer isso sozinho, não importa qual seja o “isso”. Dados seus objetivos, quem são as pessoas que podem ajudá-lo a chegar lá?

 

                        (Esta pilula é adaptada de “Ask These 5 Questions to Decide Your Next Career Move”, de Rebecca Zucker)

________________________________________________________________________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.