China inaugura aeroporto de carros voadores em Guangzhou

Complexo será usado para teste da tecnologia enquanto empresa aguarda certificação de eVTOLs para operar comercialmente

A empresa chinesa EHang acaba de inaugurar no país um aeroporto vertical para pouso e decolagem de eVTOLs. A sigla é para “electric vertical takeoff and landing” ou veículo “elétrico de pouso e decolagem vertical” e serve para designar os carros voadores que prometem mudar o mercado da mobilidade nas próximas décadas.

Oficialmente chamado de 5G Intelligent Air Mobility Experience Center, o aeroporto de 2 mil m2 inclui área de pouso e decolagem para naves autônomas e um hangar para estacionamento, recarga e manutenção dos eVTOLs. Também faz parte do complexo um estacionamento para pessoas deixarem seus veículos antes de embarcarem numa das aeronaves.

O aeroporto fica em Guangzhou, que é a cidade oficial da China para teste de tecnologias de aviação de baixa altitude. Desde 2019, testes são realizados na cidade para estudar a viabilidade e, principalmente, a segurança dos carros voadores.

“Nós vamos usar as melhores tecnologias do mundo em AAVs [veículos aéreos autônomos] e em sistemas de controles para prover soluções de mobilidade aérea urbana e gestão de cidade inteligente em Guangzhou”, afirmou Huazhi Hu, fundador e CEO da EHang, em comunicado à imprensa. Ele prossegue:

“Esperamos transformar Guangzhou em uma cidade modelo para a mobilidade aérea urbana e temos planos de estender isso para mais municípios em todo o país e no mundo”, disse.

A EHang pretende iniciar a operação comercial de seus eVTOLs “nos próximos meses”, embora isso dependa da certificação de seus modelos pelas autoridades chinesas.

Fonte: Automotive Business