Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU trabalha na criação de veículo elétrico destinado a cadeirantes

Trabalho está em pré-desenvolvimento. Uma pesquisa com usuários de cadeira de rodas é realizada para esclarecer dúvidas e auxiliar na criação do veículo; veja como participar.

Esboço inicial do projeto de veículo elétrico para cadeirantes — Foto: Arquivo Lamau

Um projeto de veículo elétrico destinado a cadeirantes está sendo criado no Laboratório de Mobilidade Automobilística e Urbana (Lamau), da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (Feelt/UFU). O trabalho teve início em julho passado e está em estágio de pré-desenvolvimento. Uma pesquisa com usuários de cadeira de rodas é realizada para esclarecer dúvidas e auxiliar na criação do veículo. Veja como participar no fim deste texto.

O Lamau é conhecido por criar a primeira motocicleta elétrica de alta performance da América Latina e ficou em segundo lugar da VI edição do MotoStudent, o maior evento de motovelocidade do mundo.

“A intenção nunca foi só a de criar uma moto, sempre pensamos em expandir e desenvolver a tecnologia em veículos elétricos. Desde o início, sempre tivemos a ideia de fazer algo voltado para a população cadeirante, como uma forma de retornar para a sociedade aquilo que ela investe para nós na universidade.”, disse Gabriel Martins Gomes dos Santos, estudante de Engenharia Biomédica e atual diretor administrativo do laboratório.

Como a nova ideia ainda está em etapa de desenvolvimento, o Lamau realiza uma pesquisa com cadeirantes, para sanar dúvidas e trazer mais detalhes para que o projeto seja capaz de atender, de maneira mais eficiente, as pessoas com problemas locomotores em Uberlândia.

“Nós procuramos referências de veículos e pensamos numa ideia inicial que achamos interessante desenvolver para a população cadeirante, buscando trazer uma solução de inclusão relacionada a mobilidade urbana. Um veículo acessível e inclusivo que possa ser utilizado nas ruas.”, falou Gabriel Santos.