Discurso Presidente do IE, Paulo Ferreira, para a cerimônia de entrega do título Eminente Engenheiro do Ano 2021

Permitam-me agradecer as presenças do engenheiro André Steagall Gertsenchtein, presidente do nosso Conselho Consultivo e em seu nome, estendo meus cumprimentos a todos associados do Instituto de Engenharia, aos aqui presentes e aos internautas que nos acompanham. Agradeço ainda, especialmente, às presenças do Engenheiro André Clark CEO da Siemens e do nosso homenageado Engenheiro Wilson Ferreira Junior.

Hoje é uma data muito especial, momento em que voltamos a nos reunir para celebrar a vida, os amigos e a Engenharia.

Realçar, de forma especial a atuação da nossa Instituição no cenário nacional e aclamar, com destaque, a escolha do Eminente Engenheiro do Ano, WILSON FERREIRA JR, pois sua atuação profissional, honra sobremaneira a engenharia nacional

Com muito orgulho, comemoramos também os 105 anos do Instituto de Engenharia,  suas vitórias e superações.

Olhos voltados para a Ata de fundação, ressalto os objetivos do Instituto de Engenharia, ali dispostos: “Estreitar as relações de boa camaradagem, a cooperação profissional e a defesa dos interesses da classe dos engenheiros, e do bem público em geral”.

Em mais de um século de atuação, esta Casa participou da evolução da Engenharia Nacional, assim como contribuiu e contribui para o crescimento profissional de engenheiros e engenheiras, cumprindo com exatidão os objetivos todos a que se propôs.

Poucas  empresas, e instituições lograram ultrapassar a marca dos 100 anos de vigorosa atuação.

Por oportuno, destaco  a Escola Politécnica (1892), a Escola de Engenharia Mackenzie (1896), a Siemens (1867), a Klabin (1899) e a Bunge (1905).

Mesmo diante de toda adversidade mundial do último ano, nos mantivemos firmes, contando com o trabalho e dedicação de toda equipe técnica voluntária de associados que, on-line, prosseguiu com suas reuniões, discussões, cursos, palestras e propostas de Governo, sempre com foco em nossa missão de contribuir com o desenvolvimento da Engenharia em benefício sociedade e da qualidade de vida da população.

E a qualidade de vida, aliás sadia qualidade de vida, caminha a passos largos com o crescimento sustentável, de modo a suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. De se afirmar, ser Engenharia parte fundamental desse processo.

Com um olhar para o futuro, neste ano foi lançado o projeto Amazônia e Bioeconomia – Sustentada em Ciência, Tecnologia e Inovação, com propósito de conectar iniciativas empresariais, meio ambiente, governo e pesquisa objetivando a transformação digital para o desenvolvimento do País.

Defendemos a  promoção crescente de investimentos em Educação, Ciência e Tecnologia, para um ambiente de negócios estável e internacionalmente competitivo apropriando-se de seu mais importante diferencial: a maior biodiversidade do planeta, sendo parte significativa dela na Amazônia.

Em outubro, realizamos o Simpósio Internacional: Uma Amazônia Inovadora e Sustentável (SIPAIS), cujos objetivos voltaram-se para a promoção e conexão da cooperação internacional e o desenvolvimento de ações sinérgicas na Amazônia; anunciar  iniciativas e projetos nas áreas de infraestrutura, energia, logística, telecomunicação, saúde, educação e pesquisa, com vistas ao crescimento econômico sustentável da região. O encontro teve a participação de representantes e autoridades além do Brasil, do Chile ,Peru, Colômbia e Equador.

O resultado desse primeiro trabalho será encaminhado ao Conselho da Amazônia Legal, ao Parlamento Amazônico, à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), bem assim para toda sociedade civil.

Foram três dias de trabalhos intensos. Fiquei impressionado com este evento, aprendi muito. Vi o quanto era pequeno meu conhecimento sobre a Amazônia. Não há possibilidade que um evento com essa consistência, profundidade e visão de futuro, fique limitado a esta edição. Faremos todo esforço possível para que ele tenha continuidade, pois foi um bálsamo de brasilidade.

E por que discutimos a Amazônia?

O Instituto de Engenharia sempre foi uma entidade protagonista e engajada na estruturação de soluções requeridas pela sociedade, e entendemos que a Amazônia é um dos mais destacados desafios da atualidade.

A COP 26 recentemente concluída na Escócia, descortinou, de maneira dramática a situação do planeta; é tempo de ação, e o Brasil, com recursos ambientais abundantes (sol, água, vento, florestas), tem responsabilidade de ser agente propulsor na transição energética que  já está em curso; entendemos ser imperativa a redução das emissões de gases do efeito estufa especialmente àqueles associados ao desmatamento, ao transporte, e à geração de energia, entre outros.

É necessário, e felizmente tem ocorrido, o engajamento do setor privado tanto no financiamento como no incentivo e agregação de tecnologias limpas

Fazemos convergir também nosso olhar sobre todas as questões que permeiam a sociedade nacional e internacional, e apoiamos, de maneira absoluta, formas de construir e colaborar para que a Engenharia tenha papel essencial e colaborativo no trato das questões climáticas, ambientais, de biodiversidade e se destaque na busca do equilíbrio e da harmonia no uso dos recursos naturais.

Para suprir um cenário que se aproxima, no qual bilhões de dispositivos precisarão estar conectados à rede, a tecnologia 5G está chegando e com ela várias dúvidas. Pensando nisso, lançamos recentemente a Cartilha 5G, com a finalidade de expor, de modo compreensível a todos, o que significa  essa tecnologia, quais seus benefícios e aplicações e os desafios para a sua implantação.

Em parceria com a Abraman, realizamos o 1º Congresso Brasileiro de Engenharia e de Gestão de Ativos de Infraestrutura (CBEGAI), que trouxe à tona a Engenharia como elemento estruturante para o País e como ela afeta diretamente a vida das pessoas no campo e na cidade e em todos os setores da economia. Já há previsão para realização da segunda edição do Congresso para  junho de 2022.

O Instituto de Engenharia ganhou uma nova home-page para seu portal, idealizado com formas mais dinâmicas e leves. O projeto gráfico foi pensado na grande diversidade de conteúdo do Instituto, buscando um arquétipo mais amigável, passando pelas produções das Divisões Técnicas, a diversidade de cursos oferecidos pela Casa, o Giro pela a Engenharia com as principais notícias da área -, e toda a gama de projetos, encontros e publicações.

Essas são apenas algumas ações, pois nosso corpo técnico também vem trabalhando em projetos voltados a ferrovias, hidrovias, mobilidade urbana, petróleo e gás, agro, saneamento, diversidade na Engenharia, indústria digital e logística.

Acreditar na Engenharia como fonte propulsora do desenvolvimento é o que nos move e faz com que parceiros e associados se juntem para que os engenheiros possam exercer a sua cidadania. Assim, levamos a missão do Instituto de Engenharia para o Brasil e o mundo. Nossos representantes regionais voluntários já estão em Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Belém, Brasília, Fortaleza e Niteroi. No exterior: Londres, Washington, Estocolmo, Lisboa e Vancouver e, neste ano, chegamos a  Dublin, Copenhague e Tóquio.

A figura do associado virtual foi determinante para essa abertura, pois de qualquer lugar o engenheiro pode participar ativamente das atividades do Instituto, recebendo e compartilhando conhecimento.

Tem sido  uma longa caminhada, que muitos aqui presentes ajudaram com entusiasmo a trilhar: ex-presidentes, eminentes engenheiros, membros das Divisões Técnicas e associados. Tudo começou em 1916 quando Paula Souza, Ramos de Azevedo, Francisco Pereira Macambira, João Pedro da Veiga Miranda e Rodolpho Baptista, idealizaram e criaram o que é hoje a Casa da Engenharia e do engenheiro. O lugar da troca de experiências e de propostas para São Paulo e para o Brasil.

Desse modo, em reconhecimento à dedicação desses profissionais nos reunimos há 59 anos para homenagear aqueles que dedicaram sua vida ao aprimoramento de nossa área profissional, trazendo as luzes de seu conhecimento para agregar valor ao alto nível da engenharia nacional.

Por conseguinte, não poderíamos deixar de reconhecer o valor de nosso homenageado, o Eminente Engenheiro  Wilson Ferreira Junior, por sua trajetória e empenho à Engenharia Nacional, em particular ao setor de Energia.

Desde muito cedo, recém formado, Wilson construiu sua brilhante carreira com muita competência, dedicação e trabalho nos diversos cargos que ocupou como engenheiro, sempre com extrema e reconhecida proficiência, nas várias empresas exercendo, como exerce, forte e reconhecida influência na sua especialidade: energia!. Atualmente, após excelente trabalho na Eletrobras, aceitou o desafio para presidir a importante e respeitada BR Distribuidora agora privatizada e com nova roupagem VIBRA ENERGIA liderando uma equipe coesa, que está reposicionando a empresa rumo a uma transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis alinhadas a implementação da agenda ASG

Hoje, com muito orgulho para todos nós, ele passa a fazer parte da nossa história, juntamente com grandes nomes que também muito contribuíram para  setor, como Luiz Cintra do Prado, Lucas Nogueira Garcez, Mario Lopes Leão, Antonio Ermínio de Moraes, Luiz Dumont Villares e Francisco Lima de Souza Dias Filho.

Parabéns, engenheiro Wilson Ferreira Junior, Eminente Engenheiro do Ano 2021, que hoje representa todos os engenheiros que acreditam na Engenharia Nacional e o quanto ela é importante para a sociedade e para o crescimento do nosso País.

Muito obrigado