Assista ao 1º racha de carros elétricos voadores no deserto da Austrália

Imagem: Reprodução/YouTube

Fãs de automobilismo acabam de ganhar mais uma categoria para ficar de olho nos próximos anos: corridas de carros elétricos voadores.

A primeira corrida teste da história, a EXA Drag Race, foi registrada no vídeo que você pode ver abaixo, e divulgada no YouTube no último dia 4 de novembro.

Não bastasse os veículos envolvidos na disputa, o cenário também chama a atenção. Toda a ação acontece na paisagem árida do deserto australiano — mais precisamente ao norte de Adelaide, no sul da Austrália.

No curta, os veículos das equipes Alpha e Bravo duelam a 15 metros de altura alcançando a marca dos 155 quilômetros por hora, em um circuito-teste de 300 metros de extensão.

Os dois modelos usados na corrida foram criados pela Alauda Aeronautics, e são veículos elétricos não-tripulados que voam com a ajuda de quatro hélices. Feitos de fibra de carbono, os carros alcançam a velocidade de 100 km/h em 2.8 segundos e podem voar a altitudes de até 500 metros.

No primeiro teste, eles foram controlados à distância por engenheiros da Alauda e pilotos remotos profissionais. Mas há expectativas de que pilotos de carne e osso assumam o controle dos veículos no futuro.

“A visão da Airspeeder é criar a categoria de automobilismo mais empolgante e futurista do planeta”, diz um comunicado da empresa. “Após realizarmos uma temporada inaugural não tripulada, pilotos de elite irão para os céus para competir em pistas de corrida controladas eletronicamente — tendo como pano de fundo os cenários mais bonitos do mundo”.

O campeonato em questão é cotado para contar com até quatro equipes, cada uma com dois pilotos. Os eventos devem acontecer em diferentes cidades ao redor do mundo, ainda não divulgadas, e serão transmitidos online. De acordo com Alauda, ​​o torneio está programado para acontecer em 2022.

Fonte: Gizmodo Brasil