Concreto translúcido dá novas opções para arquitetura e engenharia

Peças construídas com o concreto translúcido, vistas contra uma iluminação de fundo. [Imagem: UPV]

Concreto translucente

Dois pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, desenvolveram um novo tipo de material de construção que eles acreditam poder revolucionar a construção civil, a arquitetura e outros setores.

Trata-se de um concreto translucente, que a dupla batizou de Htrans, que permite que desenhos impressos em 3D com uma resina transparente sejam incorporados no interior do material, decorando fachadas e pavimentos e permitindo a iluminação de ambientes com a luz natural externa.

“Qualquer desenho que possamos imaginar pode ser impresso em 3D e incorporado ao processo de construção da fachada. Com o Htrans podemos criar estruturas incluindo imagens inovadoras, em muitas formas diferentes: Do logotipo da empresa à reprodução de uma obra de arte, o rosto de uma pessoa ou o horizonte de uma cidade. Também podemos incluir dispositivos luminosos, como LEDs, para iluminar a estrutura,” explicou o professor José Ramón Albiol.

Concreto translúcido não é exatamente uma coisa nova, mas hoje o material tem que ser feito à mão, o que tem um impacto direto no seu alto custo final.

“É aqui que reside uma das principais vantagens do nosso material. O que destaca a nossa invenção é a inclusão das peças de resina transparente impressas em 3D no interior do concreto. Graças a isso, e ao uso de outros filamentos que não a fibra óptica, nós podemos automatizar a produção e reduzir significativamente o tempo de produção, o que se traduz em uma economia no custo final do produto de cerca de 80%,” disse o professor Miguel Sánchez.

Construção e design

Os detalhes em resina, que formarão a parte translucente do concreto, são impressos em 3D. Depois de prontas, elas são colocadas em um molde e o concreto é derramado. Depois de seco, uma etapa de polimento dá o toque final ao produto.

O material também incorpora elementos de reforço estrutural de diferentes espessuras, para garantir a resistência das peças de concreto de tamanhos maiores.

“É uma solução inovadora, única no mundo, fácil de transportar e instalar, que tem grande potencial para a construção civil e para a indústria moveleira, ou ainda para publicidade. Também pode ser utilizada em objetos de design, como luminárias ou elementos decorativos, móveis e bancadas de cozinhas, pisos externos e internos etc,” afirmou Albiol.

Fonte: Inovação Tecnológica