Museu em São Carlos oferece tour virtual com tecnologia criada por ex-aluno da UFSCar

Plataforma reúne informações de drones e de câmeras e foi desenvolvida para área da construção civil. Tecnologia também será aproveitada para atividades culturais.

O Museu da Ciência Professor Mário Tolentino, em São Carlos (SP), está oferecendo um tour virtual aos visitantes. A visita online se tornou possível a partir de um trabalho desenvolvida por um ex-aluno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e sócio da startup Smart Sky Tech Hub, André Canoas.

O tour virtual é gratuito pelo museu e pode ser acessado pelo link da plataforma Matterport.

Com a ferramenta é possível oferecer aos visitantes uma experiência 100% online, na qual é possível conferir as exposições sem sair de casa.

O tour pelo museu em realidade 2D e 3D é feito por uma trilha virtual, que também tem tags espalhadas que dão a possibilidade de acessar informações complementares disponíveis em vídeos e textos.

O tour foi montado com imagens e informações captadas por drones e câmeras 3D que são rodadas na plataforma, que foi criada originalmente para o monitoramento de obras na área da construção civil, sem que os engenheiros precisassem ir até o local e assim reduzir custos e foi aproveitada para a experiência cultural.