Maior usina solar de São Paulo inicia operação

Com mais de 600 mil painéis, o complexo solar Pereira Barreto possui 167,58 MW de capacidade instalada e contribuirá com a segurança energética do Sistema Interligado Nacional.

Maior usina solar de São Paulo inicia operação - Foto: EDP

O maior complexo de geração de energia solar do estado de São Paulo iniciou a operação nesta sexta-feira (15/10). Com mais de 600 mil painéis voltados para a produção de energia elétrica limpa e renovável, o complexo solar Pereira Barreto possui 167,58 megawatts (MW) de capacidade instalada.

A usina da EDP Renováveis está localizada no município de Pereira Barreto, no Noroeste do estado de São Paulo e fica nas margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos.

Após autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o empreendimento inicia a operação com seis meses de antecedência e ajudará no enfrentamento da atual conjuntura hidroenergética, produzindo energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A entrada em operação da usina representa a superação da marca de 4 GW de geração solar centralizada no SIN.

Segundo a EDP, o projeto gerou 1,5 mil postos de trabalho, sendo mais da metade de mão de obra local. A planta fotovoltaica possui uma área total de 455 hectares, o equivalente a 421 campos de futebol, e evitará a emissão de mais de 150 toneladas de CO2 por ano.

“Pereira Barreto representa a aposta da empresa pela diversificação, neste caso pela energia solar fotovoltaica. A expectativa, inclusive, é inaugurar, a médio e longo prazo, outros projetos similares na região, gerando ainda mais empregos e contribuindo para o bem do meio ambiente”, afirma Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP e EDP Renováveis.

Fonte: Governo Federal