Metrô de Moscou inaugura pagamento de bilhete por reconhecimento facial e tem 20 mil inscritos em apenas quatro horas

Uso da biometria como meio de pagamento está disponível desde sexta (15) em todas as estações; Companhia estima que em três anos sistema será utilizado por 15% dos passageiros

O Metro de Moscou lançou nessa sexta-feira, 15 de outubro de 2021, o serviço Face Pay, que permite aos passageiros pagar a passagem com o uso da biometria em todas as estações da rede.

Diário do Transporte havia anunciado a data do lançamento, o que se confirmou e com relativo sucesso. Relembre:

De acordo com comunicado da Assessoria de Marketing do Metrô da capital russa, poucas horas após o lançamento, cerca de 20 mil pessoas já haviam de cadastrado no serviço.

O Vice-Presidente da Câmara dos Transportes de Moscou, Maksim Liksutov, explica que o sistema foi testado por passageiros e funcionários do Complexo de Transporte de Moscou desde o início de 2021. Finalmente pronto para um lançamento completo, todas as estações metroviárias já dispõem do dispositivo.

Para usar a nova tecnologia de pagamento, o usuário precisa conectar o cartão de transporte Troika e um cartão bancário ao aplicativo mobile do metrô de Moscou e fazer upload de sua foto.

Os procedimentos de pagamento são os mesmos da passagem na catraca com cartão bancário.

Todos os dados são criptografados com segurança: as câmeras nas catracas usam a chave biométrica, não a imagem do rosto ou outros dados pessoais.

Maksim Liksutov disse que em algumas estações, que têm menos luz brilhante, o sistema pode demorar um pouco mais para funcionar. Algo parecido a uma câmera de smartphone, que precisa de mais tempo para reconhecer uma pessoa no escuro ou em um local mal iluminado.

A tecnologia ao vivo distingue um rosto real das fotos e torna impossível o uso de imagens fotográficas para pagar uma viagem.

Moscou é a cidade que mais utiliza pagamentos biométricos no mundo, garante Maksim Liksutov.

Com a variedade de formas de pagamento implantadas nos últimos 10 anos, as filas nas bilheterias do metrô de Moscou diminuíram 3,3 vezes e, com o lançamento do Face Pay, podem diminuir ainda mais.

“No contexto de uma ameaça epidemiológica, um método de pagamento totalmente sem contato é o mais seguro. Outras opções de pagamento serão mantidas”, garante o Departamento de Marketing.

As previsões do Departamento de Transportes são otimistas para os próximos 2-3 anos de operação do sistema Face Pay. A estimativa é que nesse período de 10 a 15% dos passageiros já estarão usando regularmente a biometria facial como meio de pagamento.

Pensando nisso, a companhia metroviária adiantou que ajustará o número de catracas do Face Pay caso a demanda pelo novo serviço esteja crescendo. Por enquanto, pelo menos uma catraca está instalada em cada entrada das estações, algumas das estações têm até três.

Fonte: Diário do Transporte