Por Luiz Fernando Portella – Prepare sua empresa ou departamento para mudanças!

Por Luiz Fernando Portella*

O melhor momento para se preparar para a mudança é antes de começar. Mas você nem sempre tem esse luxo, especialmente quando o futuro é incerto e instável. Em vez disso, você precisa equipar sua organização para prosperar em um estado de mudança constante, remodelando seu relacionamento com ela. Veja como:

Transmita uma mentalidade diferente.

Não fale sobre mudança como algo a ser controlado e gerenciado. Tenha uma atitude de que qualquer mudança – boa ou má, grande ou pequena, esperada ou indesejada – é uma oportunidade de crescimento e melhoria.

Realize uma “auditoria de mudança”.

Avalie a prontidão de sua organização para um mundo em fluxo constante. Onde a mudança está afetando mais fortemente sua organização? Quais departamentos, funções e equipes se destacaram apesar da instabilidade dos últimos 18 meses – e por quê?

Designe alguém para ser responsável pela prontidão para mudanças de sua organização.

Dependendo do tamanho da sua organização, pode ser hora de adicionar um diretor de mudança cuja função multifuncional seja dedicada a ajudar a empresa inteira a se preparar para um futuro repleto de mudanças.

Mentors4Change

Esta dica foi adaptada do “Guia do Futurista para Preparar Sua Empresa para Mudanças Constantes”, de April Rinne

________________________________________________________________________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.