Entenda por que a Ponte Rio-Niterói fecha quando venta muito

Um protocolo da Ponte Rio-Niterói determina o fechamento da via quando venta muito. A Concessionária Ecoponte informou que o procedimento é adotado para garantir a segurança de motoristas e, principalmente, motociclistas.

Segundo a concessionária, quando os ventos atingem uma velocidade entre 60 km/h e 70 km/h o sinal é de alerta. Acima desse patamar, como foi o caso desta terça-feira (21), com registros de quase 80 km/h na Ponte, acontece o fechamento.

O monitoramento é feito pelo Centro de Controle de Tráfego e cabe aos operadores da Ponte decidirem se fecham ou não o trânsito na via.

Veja, abaixo, perguntas e respostas sobre o funcionamento da Ponte:

  1. Quando o fechamento da Ponte é necessário?
  2. A Ponte pode balançar com ventos fortes?
  3. Quem acompanha as condições climáticas na cidade e determina o fechamento da Ponte?
  4. Qual é o procedimento para o fechamento da via em dias de ventos fortes?

1. Quando o fechamento da Ponte é necessário?

O trânsito na Ponte Rio Niterói é interrompido sempre que a força do vento colocar em risco a segurança dos motoristas que circulam pela via.

A concessionária Ecoponte, que administra a via, mantém ao longo dos 13,29 km alguns pontos de medição meteorológica.

Sempre que a velocidade do vento está entre 60 km/h e 70 km/h os controladores ficam em alerta.

Caso os ventos atinjam os 80 km/h, os profissionais do Centro de Controle de Tráfego podem determinar o fechamento da via.

2. A Ponte pode balançar com ventos fortes?

Segundo a concessionária, não. Em 2004, conjuntos de molas e placas de aço foram colocados para acabar com o movimento da Ponte quando os ventos são iguais ou superiores a 60 km/h.

Uma reportagem do Globo Repórter, em 2015, mostrou como funciona o sistema batizado de Atenuadores Dinâmicos Sincronizados (ADS) . Assista no vídeo mais abaixo.

São 32 equipamentos de 2 toneladas cada, que funcionam como amortecedores para estabilizar a estrutura quando venta forte. Sempre que o vento empurra a estrutura para cima, o equipamento “contra-ataca”, puxando a estrutura para baixo.

O projeto foi desenvolvido por engenheiros da Coppe/UFRJ e fica dentro do vão central.

O mesmo efeito contrário acontece se a pressão do vento for para baixo.

3. Quem acompanha as condições climáticas na cidade e determina o fechamento da Ponte?

Os controladores de tráfego da Ponte Rio-Niterói são responsáveis por avaliar as condições climáticas da região e determinar o fechamento da via quando houver risco para os motoristas.

4. Qual é o procedimento para o fechamento da via em dias de ventos fortes?

Caso seja necessário fechar a via, a concessionária posiciona suas viaturas na pista em velocidade bastante reduzida — entre 40 km/h e 20 km/h — e faz o percurso nesse ritmo para que os motoristas possam atravessar todo o trajeto em segurança.

A pista permanecerá fechada para a circulação de veículos até que seja seguro retomar a operação.

Fonte: G1