Veja 4 motivos para cursar Engenharia Civil

Preparação proporcionada pela graduação vai além dos conhecimentos técnicos

Desde o início de nossa história, as pessoas construíram suas próprias obras de acordo com as necessidades humanas. Posteriormente, as estruturas passaram a adquirir qualidades cada vez mais complexas, reflexo do avanço dos conhecimentos que chamamos de Engenharia hoje em dia.

Nos dias atuais, vivemos em uma sociedade avançada em termos de infraestrutura. Prédios, pontes, avenidas e diversos outros elementos urbanos são cuidadosamente planejados dentro da área da Engenharia Civil. Por décadas, o curso vem sendo um dos mais procurados no Brasil, reflexo de um mercado que está sempre à procura de profissionais capacitados. Se você ainda possui dúvidas sobre cursar ou não Engenharia Civil, preparamos quatro motivos cruciais para você entrar na carreira!

1 – Estudar Engenharia te prepara para o sucesso profissional

A preparação que o curso de Engenharia proporciona vai muito além dos conhecimentos técnicos que serão adquiridos. Todo o seu processo de pensamento é trabalhado. Você adquire raciocínio lógico e capacidade de análise crítica. As habilidades de tomada de decisões também são aprimoradas. Todas essas características são necessárias no mundo profissional, em qualquer área.

Em uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, publicação científica da universidade de Harvard, a Engenharia é o curso mais comum entre os CEO’s das maiores empresas do mundo. Além do conhecimento técnico, as disciplinas trabalham com prazos, análise de dados e atividades em grupo, o que permite que os estudantes sejam capazes de hierarquizar prioridades e desenvolvam talentos característicos de posições de liderança.

2 – O mercado de trabalho da Engenharia Civil está sempre aquecido

A área da Engenharia Civil é vital para a economia de um país. Com o investimento público em infraestrutura e a demanda da população, cresceu o ritmo de construção de prédios, estradas, portos, barragens, pontes, plataformas, shopping centers, túneis, viadutos e outras composições.

Mesmo em tempos de economia incerta, o volume de oportunidades do engenheiro civil se mantém em alta, com possibilidades de atuação em construtoras, escritórios de engenharia e indústrias, além dos empregos em gestão de empresas e no empreendedorismo.

3 – Diversas oportunidades de especialização profissional

Durante sua formação, um estudante de Engenharia Civil irá se deparar com diversos caminhos de especialização para a sua carreira. Atualmente a área é muito vasta e oferece diversos desafios e oportunidades de atuação profissional ao engenheiro. Explicamos abaixo algumas dessas áreas. Confira:

Construção civil

A construção civil é um dos principais setores profissionais do Brasil. É aqui que as obras da Engenharia Civil, nos segmentos da infraestrutura e edificações, são realizadas, ajudando no bem estar e desenvolvimento das cidades. Planejamento e execução de construções como prédios, estradas, casas, rodovias, viadutos e diversos outros projetos são parte essencial dessa área de atuação do engenheiro civil.

Geotecnia

Cada solo que será utilizado para a construção de alguma obra possui características únicas e específicas, portanto deve ser analisado. O profissional de Geotecnia possui a função de realizar essa análise buscando garantir a segurança e a eficácia das composições, de forma que previna danos e possíveis acidentes com a construção.

Perícia

A perícia é uma área menos ligada à prática das obras, porém não menos importante. Nela, o profissional realiza avaliações de construções em andamento e que já estão prontas, auxilia em processos judiciais e fornece um laudo técnico sobre as composições. É uma função de extrema importância para a área, visto que aponta a possível existência de irregularidades no projeto, e a importância de corrigi-las.

Educação e pesquisa

O ramo acadêmico oferece diversas oportunidades de grande valor para o Engenheiro Civil desde o início de sua graduação. A docência é um caminho que muitos engenheiros formados decidem seguir com o intuito de difundir conhecimento pelas instituições de ensino do país. A pesquisa também é uma área essencial para o meio. É a partir dela que temos a base para o progresso científico na Engenharia, a quebra de antigos paradigmas e o caminho para a evolução da profissão.

4 – Grade curricular diversa e completa

Além de abranger todas as principais áreas de exatas, como cálculo, física e química, a grade curricular de Engenharia Civil prepara os estudantes para diversas situações e oportunidades que podem aparecer no mercado de trabalho. Alguns exemplos de matérias estudadas no curso são Arquitetura e Urbanismo, Gestão Ambiental, Hidrologia, Ética Profissional, entre outras.

O desenvolvimento da Engenharia Civil não é fácil, e demanda muito esforço. Porém, atualmente é uma das áreas mais recompensadoras para bons profissionais no mercado. Com toda a demanda da sociedade, além dos motivos listados acima, é inegável o impacto que o curso causa na vida de qualquer estudante.

Fonte: Dom Total