Instituto de Engenharia: há 105 anos contribuindo com a Engenharia do Brasil. Acompanhe a nossa história

No próximo dia 13 de outubro o Instituto de Engenharia comemora seus 105 anos. Mais de um século contribuindo para o desenvolvimento da Engenharia Nacional.

Com os projetos de engenharia no Brasil surgindo a cada dia, era necessário que os engenheiros estivessem organizados para empreendê-los. Assim, em 1º de julho de 1916, um grupo de engenheiros se reuniu e fez um abaixo-assinado com o objetivo de fundar, na Capital paulista, uma associação.

Em 13 de outubro de 1916, os engenheiros Francisco Pereira Macambira, Antonio Francisco de Paula Souza, João Pedro da Veiga Miranda e Rodolpho Baptista de S. Thiago em reunião, na Escola Politécnica da USP, formaram a diretoria provisória do Instituto de Engenharia, uma sociedade civil sem fins lucrativos, com a proposição de “defender os direitos da categoria e dos interesses da classe, a regulamentação e a cooperação profissional e o posicionamento frente às questões nacionais.”

Nesses 105 anos, grandes nomes estiveram à frente da presidência desta Casa e, para preservar essas memórias, em 1956, em comemoração aos 40 anos do IE, foi inaugurada a Galeria dos Presidentes, na então sala do Conselho Deliberativo, durante a gestão de Plínio de Queiroz (ao centro, foto superior).

Em 2021, na gestão de Paulo Ferreira, foi vez de Eduardo Lafraia (à esq. na foto inferior) deixar sua marca na Galeria, que está na sede do IE, no bairro de Vila Mariana.