Professor de engenharia da UnB é premiado por desenvolver nova metodologia de ensino

Proposta consiste em sair das aulas convencionais e por em prática modelo mais participativo para estudantes. Produção de vídeos, visitas técnica e execução de talkshows fazem parte do projeto.

Estudantes da UnB participam de aula — Foto: Arquivo pessoal

Um professor do curso de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) venceu a 24ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. Ricardo Ramos Fragelli, de 43 anos, idealizou o Eight, que, segundo ele, é uma nova metodologia de ensino que foge do convencional e propõe aos estudantes “ações criativas e dinâmicas”.

Ao G1, Fragelli contou que a fórmula é uma evolução de metodologias que ele desenvolveu nos últimos 20 anos. “Acredito que toda matéria de introdução aos cursos [de ensino superior] deveriam ser uma vitrine. Porém, geralmente não é bem assim. Por isso, quis pesquisar criação de métodos mais interessantes de aulas”, contou.

O Eight surgiu no início de 2018. Segundo o professor, a metodologia consiste em projetos de intervenção na comunidade e na instituição de ensino. A produção por parte dos alunos ainda traz desenvolvimento de talkshows, visitas técnicas, produção de vídeos.

Como atividade final da metodologia, os estudantes vão criar uma apresentação de 8 minutos – o que originou o nome Eight (oito em inglês). Nessa etapa, os alunos trazem o que foi aprendizado ao longo da disciplina, mas sem deixar de correlacionar com a própria história de vida.

A proposta, no entanto, não é restrita ao curso de engenharia. Fragelli conta que ela já foi usada em cursos de medicina, enfermagem e até em aulas do ensino médio. Inclusive, o prêmio foi compartilhado com a professora da UnB Thaís Fragelli, que aplicou a metodologia no curso de enfermagem, e entrou como colaboradora do projeto.

“Quando você vai dar uma aula, geralmente, o professor que domina, já existe um roteiro. No Eight não. Os alunos participam das construções, o que motiva os estudantes”, afirmou.

Execução na pandemia

A pandemia de Covid-19, que suspendeu aulas presenciais na UnB em março do ano passado, trouxe impactos na execução do Eight. Fragelli conta que a metodologia precisou passar por adaptações, para funcionar de forma exclusivamente online.

“Algumas coisas são mais fáceis, como a participação de convidados, que acontece por meio de transmissão. Por exemplo, uma ex-aluna que estava no exterior conseguiu estar ao vivo para um talkshow”, contou.

No entanto, o professor diz que o acompanhamento dos projetos por parte dos educadores fica “mais difícil”. Além disso, as visitas técnicas que os alunos faziam precisaram ser repensadas.

Premiação

O Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério foi criado em 1992 e busca novas ações no campo da educação. A ideia é identificar e divulgar “ações inovadoras no campo da educação nas áreas de ensino, inovação científica e pesquisa, extensão, avaliação institucional, processo de gestão, inclusão social, sustentabilidade e ação criativa educacional relevante”.

Este ano, o prêmio recebeu 120 projetos de instituições públicas e privadas, divididas entre 39 universidades 44 centros universitários, 30 faculdades e sete institutos.

Fonte: G1