Empresa fabrica geradores movidos a energia solar que extraem água potável da atmosfera no deserto

Pátio de geradores de água a partir do ar, movidos a energia solar, da Source – créditos: Source Global

A empresa Source Global, desenvolveu geradores que utilizam apenas da energia solar para gerar água potável da atmosfera, podendo ser extraída até mesmo de um deserto

Água potável passa a ser extraída até mesmo do deserto com o uso de geradores potentes de energia solar pela empresa Source Global. As maneiras de se conseguir água potável em lugares onde a escassez é grande crescem cada vez mais. Tendo em vista que as populações estão em crescimento e também as mudanças climáticas estão bastante avançadas, os países estão recorrendo a novas soluções.

Hidropainéis de energia solar que geram água potável no deserto

Com a esperança de ajudar comunidades que sofrem com a falta de água, a Source Global é uma das diversas empresas que extraem água potável da atmosfera. A empresa usa de uma tecnologia sustentável conhecida como hidropainéis que são usados no processo e alimentados por painéis de energia solar.

De acordo com o vice-presidente da empresa para a Europa, África e Oriente Médio, Vahid Fotuhi é possível coletar água potável do ar utilizando apenas a energia solar, sem precisar da eletricidade ou estar ligado à uma rede de infraestrutura.

Entenda o processo de funcionamento dos geradores

Água potável em desertos

Os geradores de água atmosférica que são utilizados pela Source, já existem há cerca de uma década e tradicionalmente utiliza a condensação, resfria o vapor de água e coleta as gotículas que se formam.

Apesar de antigo, o processo consumia muita eletricidade, além de só funcionar em locais com uma umidade maior, sendo assim a empresa buscou por novas soluções, como a criação dos geradores que usam a energia solar para alimentar os ventiladores que puxam o ar para dentro do equipamento sendo capaz de gerar água até mesmo em um deserto.

1,5 milhão de litros de água produzidos por ano no deserto

Dubai é o onde se localiza o maior pátio produtor da empresa. Só no país são produzidos 1,5 milhão de litros de água potável através dos geradores por ano. Ela já instalou seus painéis de energia solar em hospitais, escolas e outros lugares onde a escassez é grande. A empresa também está atraindo clientes comerciais com foco em países que atendem turistas e paisagens isoladas, como o deserto.

De acordo com Fotuhi, há muito interesse do setor de hotelaria no Oriente Médio, com grandes marcas buscando sempre soluções mais sustentáveis. O maior projeto da Source também está em Dubai, em um acampamento de luxo no deserto onde os geradores produzem água potável para o local.

O próximo projeto será na costa do Mar Vermelho, na Arábia Suadita, onde a empresa pretende construir 18 hotéis e deseja utilizar a água potável produzida pelos painéis de energia solar da Source. Segundo Fotuchi, isso mostra o grande potencial de expansão dos geradores que podem ir de grandes resorts até pequenas instalações em uma residência familiar.

Fonte: Click Petróleo e Gás