Por Luiz Fernando Portella – Como reter mulheres durante a transição de volta para o escritório!

Por Luiz Fernando Portella*

As perdas de emprego e renda relacionadas à pandemia foram muito maiores para as mulheres do que para os homens em todo o mundo. Como líder empresarial, é importante que você aja agora para lidar com essa disparidade e reter as mulheres em sua organização, especialmente ao considerar as políticas de retorno ao escritório. Primeiro, priorize arranjos de trabalho flexíveis. É importante avaliar os funcionários com base nos resultados, não em sua presença no escritório das nove às cinco. Além disso, promova uma cultura que reconheça o papel dos pais, para que eles não sintam a necessidade de esconder suas responsabilidades de cuidar dos filhos. Você pode até considerar a possibilidade de oferecer algumas vantagens para os pais, como eventos virtuais para crianças, dias extras de saúde mental ou creche e grupos de recursos de funcionários para pessoas com filhos em casa. Mais importante ainda, envolva as mulheres em conversas sobre essas novas políticas e iniciativas. Ouça, então, tome cuidado para projetar protocolos e políticas que atendam às suas necessidades.

Dica adaptada de  “Para reter as mulheres, as empresas  precisam de melhores políticas de cuidado infantil”, por Deborah Schroeder-Saulnier

________________________________________________________________________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.