Por Luiz Fernando Portella – Combatendo a paranoia sobre o trabalho remoto!

Por Luiz Fernando Portella*

O trabalho remoto trouxe uma série de novos desafios. Pode ser difícil interpretar a linguagem corporal, as expressões faciais ou as nuances do feedback de seus colegas à distância. E passar um tempo sozinho no escritório em casa pode fazer você se sentir confuso. Por exemplo, é fácil cair em um pouco de paranoia enquanto espera seu chefe responder a um e-mail. Veja como parar essa suspeita irracional. Comece falando proativamente com seus colegas sobre o estilo de comunicação, incluindo como as decisões serão tomadas e como você lidará com conflitos ou diferenças de opinião. Saber as expectativas uns dos outros com antecedência o ajudará a não tirar conclusões precipitadas mais tarde. Em seguida, canalize a empatia quando estiver se sentindo ansioso. Despersonalize as ações dos outros colocando-se no lugar deles e perguntando: Qual é a interpretação mais generosa de suas palavras ou comportamento? Faça o possível para compartimentar suas ansiedades. Tente se desconectar mentalmente das preocupações relacionadas ao trabalho no final do dia. E, finalmente, pare de dizer sim a tudo. A paranoia pode levá-lo até as pessoas, por favor, e o desejo de ficar por dentro pode levá-lo a se expandir demais. Mas essa tendência é um caminho infalível para o esgotamento.

Esta dica foi adaptada de “Managing Your WFH Paranoia”, de Melody Wilding

________________________________________________________________________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.