Por Luiz Fernando Portella – Pílula de Mentoria da Semana – Sentindo-se sobrecarregado?! Evite esses erros…

Por Luiz Fernando Portella*

Quando você se sente oprimido, a maneira como você reage pode realmente piorar as coisas. Aqui estão cinco erros comuns de auto-sabotagem a serem observados – e como evitá-los:

1)Você acha que não tem tempo para ações que podem ajudá-lo. Pare de esperar por um momento ideal e faça algo para se ajudar imediatamente, como encontrar um terapeuta, tirar um dia de folga para descansar ou ligar para um amigo.

2)Você não usa sua mente inconsciente o suficiente. Não é razoável esperar estar focado o tempo todo. Experimente dar um passeio e deixar sua mente vagar para ver que soluções surgem.

3)Você interpreta o sentimento de opressão como uma fraqueza. Ser duro consigo mesmo só o levará a procrastinar ou a se tornar mais perfeccionista. Substitua sua autocrítica por uma conversa interna compassiva.

4)Você padroniza suas abordagens e defesas tradicionais. Nossos pontos fortes nem sempre funcionam a nosso favor; por exemplo, a consideração pode se tornar uma reflexão excessiva ou padrões elevados podem levar ao perfeccionismo. Esteja atento às suas reações instintivas para permanecer flexível na abordagem da solução de problemas.

5)Você se retira do seu sistema de suporte. Encontre maneiras de se conectar com as pessoas, mesmo quando você tem energia emocional limitada.

                                                             Esta pílula foi adaptada de “5 erros que cometemos quando estamos oprimidos”, de Alice Boyes

________________________________________________________________________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.