Faça essas perguntas antes de colaborar com um novo colega

Por Luiz Fernando Portella*

Colaborar com alguém que você ainda não conheceu pode ser estranho. Você pode se sentir inclinado a simplesmente se apresentar e “começar a trabalhar”. Mas antes de mergulhar em seu projeto conjunto, passe algum tempo se conhecendo melhor, para que possam trabalhar juntos de forma mais eficaz. (Normalmente, uma hora é suficiente.) Aqui estão algumas perguntas para orientar essa conversa:

Quais são nossos objetivos e processos para este projeto?

Quem fará o quê e até quando?

Quais são nossos estilos de trabalho individuais, pontos fortes e fracos?

Quando iremos dar feedback um ao outro?

O que precisamos uns dos outros para fazer nosso melhor trabalho?

Fazer e responder a essas perguntas aumentará sua eficiência, transparência e chances de sucesso. E também vai garantir que você e seu novo parceiro tenham uma relação de trabalho saudável e positiva … que pode até evoluir para uma amizade….!

Fale gratuitamente com um Mentor do IE, pelo QRCode acima!

Esta dica foi adaptada de “Colaborando com alguém que você não conhece realmente”, de Rebecca Zucker.

________________________________________________________________________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.