Embraer homenageia com curta-metragem 90 anos de Ozires Silva

Instituto de Engenharia parabeniza a Embraer pela iniciativa e, Ozires Silva, pelos seus 90 anos, em sua maior dedicados ao desenvolvimento da Engenharia Nacional

Imagem do curta-metragem O voo do impossível (Foto: Reprodução)

A Embraer celebra hoje, dia 8 de janeiro, o aniversário de 90 anos do engenheiro Ozires Silva, um dos maiores ícones da indústria aeronáutica brasileira. Entre as ações de comemoração para a data está a estreia do curta-metragem “O voo do impossível” uma animação idealizada e produzida pela Embraer. A exibição acontece a partir do meio-dia, em um ambiente virtual dedicado no site da Embraer (https://embraer.com/br/pt/o-voo-do-impossivel) e também estará disponível nas mídias sociais.

“O engenheiro Ozires Silva faz parte de uma geração de empreendedores brasileiros que
transformou a indústria nacional, levando o Brasil a ser respeitado e admirado mundialmente”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “Sua visão empreendedora e, principalmente, a sua contagiante paixão pela inovação construíram o caminho para a Embraer se expandir de forma que poucos imaginavam e estar hoje entre os maiores fabricantes de aeronaves do mundo”.

Nascido em 8 de janeiro de 1931, em Bauru – SP, desde criança Ozires Silva sonhava em fabricar aviões no Brasil e encontrou na carreira de oficial aviador o caminho para tornar aquele objetivo uma realidade. Na década de 1960, após a formação em Engenharia Aeronáutica, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos – SP, exerceu com entusiasmo liderança sobre o grupo de visionários que desenvolveu o avião Bandeirante e posteriormente criou a Embraer em 1969. Ozires Silva foi o primeiro diretor-superintendente da companhia.

“É com esse mesmo espírito de superação, energia e empreendedorismo que continuamos trabalhando para fazer a nossa companhia alçar voos ainda mais altos no futuro e continuar sendo a referência tecnológica que conhecemos hoje,” complementa Gomes Neto.

Francisco Gomes Neto e Ozires Silva na cerimônia de 50 anos da Embraer, em agosto de 2019 (Foto: Divulgação)

Clique aqui e responda ao quiz do G1 e teste seus conhecimentos sobre o fundador da Embraer, Ozires.

O voo do impossível 
Sinopse:
A história de vida de um menino que sonhava fabricar aviões no Brasil na década de 1940 é o fio condutor desse curta-metragem com duração de 14 minutos. Baseado em fatos reais, a animação revela detalhes da vida do engenheiro Ozires Silva, o oficial da aeronáutica que dedicou sua vida a um ideal de infância e liderou a criação da Embraer, um dos maiores fabricantes de aeronaves do mundo. No filme são relatadas a cumplicidade de uma amizade; a surpresa ao saber que o Brasil teria uma escola de engenharia aeronáutica; e o papel de um francês que o ajudou a idealizar a máquina voadora mais adequada para levar o desenvolvimento às regiões mais remotas. Repleto de mensagens sobre ousadia, perseverança e entusiasmo, a produção em computação gráfica 3D envolve o público de todas as idades pela narrativa lúdica de que sempre vale a pena perseguir os nossos sonhos.

 

Especificações técnicas:
Curta-metragem: O voo do impossível
Gênero: Animação
Direção: João Marcos Massote
Roteiro: João Marcos Massote, Bruno D’Angelo e Isa Siano
Produção executiva: Bruno Bask / Mono animação e Bruno D’Angelo / WIP
Direção de animação: Eduardo Nakamura
Diretor técnico-histórico: Claudio Lucchesi
Estreia: 8 de janeiro nas mídias sociais e canais oficiais da Embraer

Ozires Silva
Sobre:
Nasceu em 8 de janeiro de 1931, em Bauru, interior de São Paulo. Em 1948 entrou para a Escola da Aeronáutica, da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro, onde recebeu sua licença de piloto militar quatro anos depois. Mudou-se para São José dos Campos-SP para ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1959, graduando-se em Engenharia Aeronáutica em 1962. Após a graduação, passou a liderar o Departamento de Aeronaves do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA).

Em 1965 iniciou o projeto IPD-6504, que se tornaria depois o avião Bandeirante. Ozires Silva promoveu, ao lado de um grupo de visionários, a criação da Embraer em 1969, vindo a ser o diretor-superintendente da companhia até 1986, quando aceitou a ser presidente da Petrobras. Após dois anos como Ministro da Infraestrutura e Comunicações do governo Collor, Ozires Silva retornou para a Embraer em 1992 e presidiu a companhia até sua privatização em dezembro de 1994. Foi agraciado com o título de Eminente Engenheiro do Ano 1980 pelo Instituto de Engenharia.

Ozires Silva assumiu a presidência da Varig em 2000, permanecendo no cargo por dois anos. Em 2003, criou a Pele Nova Biotecnologia, cuja missão estava focada no desenvolvimento de inovações terapêuticas e dermocosméticas a partir da biodiversidade do Brasil. Nas últimas décadas, Ozires se tornou uma voz ativa no país em prol da educação, escrevendo diversos livros e artigos sobre o tema. É hoje Presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação, Chanceler da Universidade São Judas e Patrono dos cursos de Engenharia e Aviação do Ecossistema Ânima.

Fonte Embraer