Discurso de Jerônimo Cabral na cerimônia do Dia do Engenheiro 2020

Por Jerônimo Cabral, vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia

Boa noite a todos e a todas!

Hoje é uma noite muito especial, uma noite de reconhecimento pelo trabalho árduo de toda uma equipe; uma equipe de voluntários, que dedica o seu tempo compartilhando conhecimento, formulando, discutindo e realizando palestras, projetos e cursos técnicos, em consonância com a missão do Instituto de Engenharia que pode ser resumida como segue:

Promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade

O trabalho voluntariado conta também com a dedicação da Diretoria Executiva do Instituto de Engenharia, da qual eu tive o privilégio de fazer parte durante os últimos quatro anos como vice-presidente de Atividades Técnicas.

Como coração e uma das portas de entrada deste Casa, as Divisões Técnicas tiveram em 2020 – assim como as demais áreas do Instituto de Engenharia – ­o desafio de se reinventar e continuar com suas atividades durante a pandemia da Covid-19.

Com o apoio conjunto de seus diretores, coordenadores, vice coordenadores e secretários e demais membros, realizamos mais de 100 reuniões de trabalho e mais de 90 palestras, além de representações nas comissões da ABNT.

Para os jovens engenheiros e engenheiras – que temos hoje homenageados nesta cerimônia – e que foram reconhecidos como melhores alunos e alunas de suas turmas, gostaria de parabenizá-los e convidá-los a fazer parte de nossas Divisões Técnicas.

Este Instituto tem hoje 10 Departamentos formados por 32 Divisões Técnicas – das mais diversas áreas da Engenharia. Formadas – como já mencionei – por pessoas que dedicam suas horas cívicas à missão do Instituto de Engenharia, que é trabalhar pelo desenvolvimento do Brasil em benefício da qualidade de vida da sociedade.

A estrutura dos Departamentos está sendo reformulada incluindo as respectivas Divisões Técnicas numa proposta de modernização e atualização da nomenclatura, de forma aderente e identificados com os setores da economia que utilizam a engenharia para o Desenvolvimento do Brasil e passarão a ser compostos por 07 Departamentos e 34 Divisões Técnicas, também está prevista a criação de GTsGrupos Técnicos que trabalharão no desenvolvimento de projetos especiais quando envolver a necessidade de multidisciplinariedade na abordagens de forma a promover a interação e trabalho conjunto em cooperação de diversas Divisões Técnicas e serão comandadas pelo Gestor de Projeto e equipe designada, que coordenará os trabalhos dos Grupos Técnicos.

Para conhecer mais afundo as atividades desenvolvidas no âmbito dos Departamentos e Divisões Técnicas vocês estão convidados a participarem das reuniões mensais regulares dos citados Departamentos e Divisões Técnicas, cuja agenda está em nosso site.

Essas reuniões também é uma forma de acolhimento de novos associados nas Divisões ou a inclusão daqueles que querem participar de algum projeto das Divisões Técnicas.

Deixo aqui também nossa homenagem aos membros do Departamento de Cursos, da Biblioteca e da Revista Engenharia, que também estão sempre em sintonia com a nossa Vice-presidência e suas propostas, que promovem o engrandecimento do nosso Instituto de Engenharia.

O trabalho de cada um de vocês, nas Divisões Técnicas, merece todo o destaque, o nosso sincero reconhecimento e o nosso muito obrigado!

Conclamo, portanto, a todos que se associem, pois precisamos de braços e, principalmente, que compartilhem com novas ideias, de uma forma inovadora de promover a Engenharia Nacional, consequentemente, com repercussão quiçá, internacional.

Tragam seus projetos, participem do nosso Instituto de Engenharia, para desenvolvê-los, aprimorá-los e divulgá-los e a sua recompensa virá e se consolidará.

O Reconhecimento pelo seu trabalho prestado será fruto do seu empenho e dedicação ao nosso querido Instituto de Engenharia e você em última análise correrá o risco de ser laureado, homenageado na nossa festa de premiação anual do dia do Engenheiro.

Depois de um longo ano, cheio de desafios, chegamos nesta noite com o sentimento de dever cumprido; e para celebrar anuncio, agora, os vencedores do Prêmio das Divisões Técnicas e Melhores Trabalhos Técnicos 2020.

O prêmio sempre envolve três categorias:

Melhor Trabalho Técnico do Ano;
Melhor Trabalho do Ano Analisando Temas de Interesse do Setor Público;
E Melhor Trabalho do Ano Analisando Temas Ligados ao Exercício da Profissão.

O reconhecimento abrange ainda a Divisão Técnica Mais Atuante e a Divisão Técnica com a Melhor Avaliação Qualitativa.

Desse modo, vamos dar início à premiação dos Trabalhos Técnicos

  • Melhor Trabalho Técnico do Ano:

Engenharia de Perícias e Avaliações

Autor – Ricardo Henrique de Araujo Imamura

 

  • Melhor Trabalho do Ano Analisando Temas de Interesse do Setor Público:

Análise da conexão ao aeroporto de Guarulhos

Autores:

Ivan Metran Whately
Fernando Portella
Flamínio Fichmann
Vicente Abate
Luiz Célio Bottura

 

  • Melhor Trabalho do Ano Analisando Temas Ligados ao Exercício da Profissão:

Análise de segunda ordem de estruturas em concreto armado

Autores:

Ailton Queiroz Junior
Antonio Ribeiro Santos Junior

 

Agora as Divisões Técnicas premiados que, neste ano são todas do Departamento de Engenharia de Produção.

 

Departamento de Engenharia de Produção:

Diretora – Débora Sanches de Alexandre Marinello

Vice-diretor – Constanzio Facci Ticeu

 

  • Divisão Técnica Mais Atuante Quantitativamente:

Divisão Técnica de Tecnologias Digitais

Coordenador – Marcelo Nonato
Secretária – Miriana Marques

 

  • Divisão Técnica com a Melhor Avaliação Qualitativa:

Divisão Técnica de Avaliações e Perícias

Assessor Especial – José Fiker
Coordenador – Ricardo Henrique de Araujo Imamura
Vice-coordenadora – Miriana Marques
Secretário – Alfredo Vieira da Cunha