Seja gentil com você mesmo!

Por Luiz Fernando Portella*

Quando você é um líder que enfrenta decisões que têm um grande impacto na vida e na subsistência das pessoas, é fácil sentir medo e dúvidas e começar a se criticar. Mas a autocompaixão o ajudará muito melhor, e se não vier naturalmente, é uma habilidade que você pode praticar.

Experimente um breve exercício de atenção plena – pode durar apenas 20 segundos (na verdade, você pode até mesmo tentar assim que terminar de ler este boletim informativo):

Respire fundo três vezes.
Na primeira respiração, observe como você está se sentindo.
Na segunda respiração, lembre-se de que você não está sozinho, que outros líderes estão passando por desafios semelhantes.
E, na terceira respiração, pergunte-se: “Como seria ser gentil comigo mesmo agora?”
Tente responder a essa última pergunta da mesma forma que um amigo ou mentor faria.
Em seguida, pegue sua resposta e coloque-a em prática.

Como líder, parte do seu trabalho é elevar os outros – então, por que não começar por você mesmo?

_______________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.