Como ter uma conversa produtiva sobre a politica no trabalho?

Por Luiz Fernando Portella*

Ninguém quer entrar em um debate político acalorado com seus colegas de trabalho, especialmente por meio do Zoom ou por telefone. Mas o que você faz se seu colega insiste em trazer à tona a eleição ou outros tópicos complicados? Comece definindo limites claros.

Concorde calmamente com algumas regras básicas gerais. Se as coisas começarem a ficar emocionais, tome cuidado para ter certeza de que não está violando esses limites e saia da conversa com elegância se sentir que a outra pessoa não está respeitando os termos acordados.

Fique curioso sobre as opiniões de seus colegas de trabalho. Quando você genuinamente investiga as experiências dos outros e o que molda sua perspectiva, há uma boa chance de você encontrar coisas que o surpreendem, ensinam e abrem sua mente.

Aponte as áreas de concordância, especialmente aquelas que exigem que você renuncie a “fatos” anteriormente apreciados. Isso torna seguro para a outra pessoa fazer o mesmo. Manter essas táticas simples em mente o ajudará a navegar em conversas complicadas, protegendo você e seus relacionamentos no trabalho.

Esta dica foi adaptada por HBR de “O que fazer quando seu colega de trabalho traz à tona a política”, de Joseph Grenny.

_______________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.