Carlos Nobre recebe o título de Eminente Engenheiro do Ano 2020

Carlos Nobre recebe o título de Eminente Engenheiro do Ano 2020

Durante comemoração aos 104 anos do Instituto de Engenharia, foi realizada, no dia 29 de outubro, a cerimônia de entrega do título de Eminente Engenheiro do Ano 2020, concedido ao pesquisador, cientista e professor Carlos Nobre.

Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia, iniciou celebrações, saudando os Eminentes Engenheiros do Ano e os ex-presidentes do IE. Comentou sobre seu atual mandato, como presidente da Casa, que já está em sua quarta gestão. Enfatizou a missão do Instituto em promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e qualidade de vida da sociedade. Lafraia destacou também a atuação da Casa ao longo de seus 104 anos de existência, e também citou suas adaptações ao longo da história. “O Instituto está sempre se atualizando”, comentou. E citou o desafio do ano de 2020, que em decorrência da pandemia e do distanciamento social, o Instituto de Engenharia se transformou digitalmente para se dedicar aos seus associados.

Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia

Lafraia também comentou sobre o que julga ser “a base” de suas gestões como presidente do IE: “precisamos dedicar mais tempo na discussão de um projeto de Nação, por um País que seja mais justo e proporcione igualdade de oportunidades a todos”.

E parabenizou Carlos Nobre pelo recebimento do título, finalizando com a ratificação do Instituto de Engenharia perante à ciência e à pesquisa. “Isso é fundamental na casa dos Engenheiros”, complementou Lafraia.

Vahan Agopyan, reitor da Universidade de São Paulo, foi convidado a homenagear Carlos Nobre. Iniciou destacando o privilégio de poder homenagear o importante cientista. Lembrou de quando recebeu seu título de Eminente Engenheiro do Ano 2004 como “um dos melhores momentos” de sua vida. Agopyan citou o prestígio do Instituto de Engenharia em ter escolhido Carlos Nobre como o homenageado do ano, dado à sua importância na área da Engenharia, tendo dedicado “toda a sua vida para o desenvolvimento sustentável do País”, nas palavras de Vahan.

Da esq. p/ dir.: Eduardo Lafraia, Carlos Nobre e Vahan Agopyan

Comentou sobre a carreira de Carlos Nobre na Engenharia e no Meio Ambiente, citando estudos, pesquisas e devoção em sua vida. Mencionou a participação do Engenheiro do Ano 2020 na equipe do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ligado à ONU em 2007, que suscitou no recebimento do Prêmio Nobel da Paz daquele ano. E mais outras diversas participações, homenagens e honrarias da vida de Carlos Nobre.

Após a entrega do troféu e diploma por Eduardo Lafraia a Carlos Nobre, este agradeceu pela homenagem do Instituto de Engenharia e pelas palavras de Vahan Agopyan. Destacou o apoio de sua esposa e família em sua vida, agradecendo pelo suporte e assistência que eles deram.

Comentou sobre sua infância, estudos iniciais, a escolha pela Engenharia, e o ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que auxiliou na sua paixão pela Amazônia, que teve início em 1972, e também citou suas diversas atuações nesta floresta. E não deixou de enfatizar a importância da Amazônia em apresentar a Engenharia como sua escolha correta de atuação.

Carlos Nobre, Eminente Engenheiro do Ano 2020

Nobre comentou também sobre seu projeto Amazônia 4.0, que em parceria com colegas e estudiosos do tema, conseguiu expandir e criar uma forma de levar novas tecnologias e capacitar as populações amazônica, sendo rurais, urbanas e alunos universitários, a fim de expandir essas técnicas e gerar industrialização de forma sustentável.

Finalizou agradecendo pelo reconhecimento do Instituto de Engenharia e a honra em receber o título de Eminente Engenheiro do Ano 2020, e concluiu: “Engenheiros e engenheiras, aceitem esse desafio: Vamos tornar o nosso País a primeira potência mundial da sociobiodiversidade”.

Clique aqui e confira as fotos da cerimônia.
Clique aqui e confira a íntegra da cerimônia.
Clique aqui e confira vídeos das homenagens e + informações da cerimônia.

Por Ana Farah