Carlos Nobre é o Eminente Engenheiro do ano 2020

Internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho científico sobre clima e aquecimento global, com especial atenção para a Amazônia, Carlos Nobre é o 58° engenheiro a receber o título pelo Instituto de Engenharia.

Concedido em reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia, a escolha de Carlos Nobre vem em um momento que as questões de preservação e desenvolvimento necessitam de um olhar baseado na ciência, na coerência e na responsabilidade.

Cientista, pesquisador e professor, Nobre é referência de pesquisa em meio ambiente, em especial em florestas tropicais, como a Amazônia. Teve participação importante no relatório de mudanças climáticas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, doutorado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, atualmente é pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), e coordena o projeto Amazônia 4.0, iniciativa destinada a transformar a floresta em um centro tecnológico e de empreendedorismo sustentável.

O projeto Amazônia 4.0 é tema de capa da nova edição da Revista Engenharia. Na matéria, que conta com entrevista do nosso Eminente Engenheiro, você poderá conhecer mais sobre essa iniciativa e sobre sua longa carreira dedicada à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

Assista abaixo à íntegra da cerimônia: