Escreva um currículo que seja notado!

Por Luiz Fernando Portella*

Se você está procurando um emprego agora, precisa encontrar maneiras de fazer seu currículo se destacar – e rapidamente. O que você pode fazer para se destacar e conseguir essa entrevista?

Primeiro, você precisa ser mais esperto que os algoritmos os quais muitas empresas usam para filtrar currículos. Certifique-se de incluir palavras-chave da descrição do trabalho e mantenha sua formatação simples – designs e layouts não convencionais geralmente são eliminados pela inteligência artificial.

Você também deve ter certeza de que seu currículo conta sua história. Assim que estiver nas mãos de uma pessoa real, você deseja que eles vejam quem você é, onde esteve e para onde espera chegar – não apenas uma lista de habilidades. Considere incluir um breve resumo de alto nível de sua experiência e o que você tem a oferecer.

E não limite suas experiências ao trabalho remunerado: quais projetos ou voluntariado você fez que podem mostrar seus pontos fortes como candidato para esta função específica? Pregar seu currículo é o primeiro passo em direção à carreira que você deseja. Dê a ela o tempo e o cuidado que ela merece

_______________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.