Torne-se um líder mais paciente!

Por Luiz Fernando Portella*

Liderar com eficácia, especialmente durante uma crise, exige paciência. Como gerente, você precisa manter a compostura diante da frustração ou incerteza. Então, como você pode impulsionar este importante recurso? Uma maneira é reconhecer quando sua paciência pode ser testada.

Se você sabe que um desafio está chegando, pode ser mais cuidadoso em aumentar seus esforços para manter a calma. Por exemplo, uma boa maneira de gerenciar a pressão de um prazo iminente é reformular a forma como você percebe o tempo. A velocidade é importante, é claro, mas trabalhar em um ritmo lento e suave, especialmente quando os tempos ficam difíceis, reduz os erros e, no final, acelera o trabalho da sua equipe.

Outra tática é praticar a gratidão com frequência. Tente manter um diário de coisas que lhe trazem alegria – mesmo quando o mundo parece desolador. Ou simplesmente reserve dez minutos no final de cada dia para refletir sobre as conquistas de sua equipe, não importa o quão pequeno seja. Aproveitar essas oportunidades para ser grato o ajudará a ser um líder mais generoso, menos estressado e mais tolerante com situações inesperadas ou difíceis.

_______________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo