Tecnologia e inovação na Engenharia Civil

O cenário cada vez mais digital exige profissionais atualizados

O mercado de trabalho tem proposto a cada dia novos desafios aos engenheiros. Uma formação de qualidade faz parte do processo de quem deseja se destacar profissionalmente. No curso de Engenharia Civil do UniFOA, tradição e tecnologia se complementam. Com profissionais espalhados ao redor do mundo, o curso propõe experiências inovadoras com tecnologia de ponta disponível para alunos e egressos.

A Engenharia Civil está ligada à área das Ciências Exatas. O engenheiro é responsável por projetar, gerenciar e executar obras e construções. Dentre outras funções, esse profissional atua na orientação solar, no melhor aproveitamento da ventilação local e na definição do melhor tipo de solo para as construções.

Atento às modernas tecnologias, o curso alinha teoria e prática para o desenvolvimento profissional e acadêmico. Além disso, diversos projetos que beneficiam os acadêmicos e a comunidade estão sendo produzidos pelo curso do UniFOA.

  • UniFOA Air Technology. A ação trata-se de um estudo de um novo modal rodoviário que liga a Rodovia do Contorno às redondezas do UniFOA, no campus Olezio Galotti.
  • Engenharia Legal – Habitação Cidadã. O projeto tem o objetivo de levantar e mapear tecnicamente o bairro Jardim Manchete, em Itatiaia, com a inserção de plantas e memoriais, a fim de regularizar terras junto aos poderes regionais. Aproximadamente serão 194 lotes regularizados, 400 famílias beneficiadas e aproximadamente mais de 1600 pessoas contempladas com o projeto.

Em virtude do investimento em tecnologia, o curso conta com softwares atualizados de última geração, que potencializam o aprendizado do aluno. Uma parceria exitosa foi com a Autodesk e seus programas como: Autocad, Revit, Fusion, Civil 3D, InfraWorks. Outras ferramentas, QI Building Estruturas, Instalações, MS Project.

MATRIZ DE CRÉDITOS

Como parte do processo de inovação, os cursos engenharia no UniFOA adotaram a organização das matrizes curriculares no sistema de créditos. De acordo com as matrizes curriculares descritas nos Projetos Pedagógicos dos cursos, cada crédito corresponderá a 20 horas/aula. Desta forma, as matérias selecionadas pelo estudante somam um total de créditos do semestre. Multiplicando esse total pelo valor do crédito para o seu curso, o aluno obtém o valor de sua mensalidade para aquele semestre. O crédito, neste caso, é uma espécie de valor atribuído à carga horária de cada disciplina.

Para os Egressos

Como forma de aproximar o egresso das inovações tecnológicas, o curso promove semestralmente e de forma gratuita uma capacitação nos softwares da Autodesk. O professor Renato Viana, que ministra as aulas, explicou que o Programa de Capacitação dos Egressos foi um marco importante iniciado em 2019.

“As inovações tecnológicas são apresentadas a todo momento. Estamos promovendo a atualização dos ex-alunos por meio de cursos de extensão. Já realizamos treinamentos do software AutoCAD 2021, na sequência será ofertado os cursos de Revit 2021, Civil 3D 2021 e Infraworks 2021”, listou Renato.

Destaca-se ainda, a parceria entre a instituição e o seleto grupo de universidades e centros universitários que fazem parte do programa acadêmico Autodesk. O AAP (Autodesk Academic Partner) que foi implantando no ano de 2016.

Egresso do curso e inserido no mercado de trabalho, José Arthur Cuconato pontou que os softwares oferecidos pela instituição fazem todo o diferencial. “Atualmente, no meu trabalho, utilizar os programas é o diferencial. Me traz reconhecimento, praticidade e agilidade no dia-a-dia”, relatou José.

Também egresso do curso, Wallace Lopes, destaca que os softwares o ajudaram no desenvolvimento das tarefas diárias. “Acredito que nós egressos do curso sentimos o privilégio de poder ter ferramentas atualizadas para o desenvolvimento do trabalho com excelência”, enfatizou Wallace.

“Por esse e outros motivos é que nossos egressos se destacam no mercado de trabalho, pois além dos aspectos técnicos, são habilitados em empreendedorismo, liderança de projetos e equipes e, acima de tudo, pela metodologia da prática de aprendizagem através da resolução de problemas reais”, finalizou Zito.