Apoie seus funcionários que não podem retornar ao escritório!

Por Luiz Fernando Portella*

As chances são de que você tenha funcionários que se enquadram no grupo de alto risco para coronavírus e que talvez não estejam dispostos ou não possam retornar a um escritório quando reabrirem. Os gerentes precisam desenvolver um plano específico para esses funcionários. Apoie sua capacidade de continuar trabalhando em casa, se possível.

Embora trabalhar remotamente não seja ideal para todos, a pandemia mostrou que é factível para muitos – e pode até ser benéfica. Permitir que funcionários de alto risco continuem trabalhando remotamente tem o benefício adicional de reduzir o número de pessoas no escritório, tornando todos os funcionários de sua equipe mais seguros.

Certifique-se de que qualquer funcionário que continue trabalhando remotamente ainda se sinta incluído. Considere a possibilidade de implementar uma política que, se uma pessoa ligar para uma reunião, todos participarem por telefone, mesmo que seja de suas mesas. Isso permitirá que seus funcionários remotos se sintam totalmente incluídos.

A segurança e o bem-estar contínuos de todos os funcionários – mas particularmente dos mais vulneráveis ​​- precisam estar no topo da lista de prioridades de todos os gerentes. Este é um momento sem precedentes, e você deve estar preparado para fazer acomodações sem precedentes.

Esta dica foi adaptada de “Os planos de reinserção no escritório devem ser responsáveis ​​por funcionários medicamente vulneráveis”, de Rebecca Zucker

_______________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo