Manter o foco durante reuniões virtuais!

Por Luiz Fernando Portella*

Quando você está em uma reunião virtual, é fácil encontrar sua mente se afastando – especialmente se for a quinta do dia. Para garantir que você esteja o mais engajado possível, reserve alguns momentos antes para entender o objetivo da reunião e qual valor você pode adicionar.

Qual é a informação mais crítica que você tem e com o que você deseja contribuir? Anote esses pontos. Se você não tem um papel crítico a desempenhar, identifique exatamente o que espera aprender com a ligação. A preparação de perguntas específicas fará com que você ouça com mais atenção.

Se você falar durante a reunião, reconheça as declarações anteriores para que as pessoas se sintam ouvidas, mas não gaste muito tempo refazendo os pontos anteriores. Adicione algo novo para avançar a conversa. E não se preocupe se você sair da zona: observe cuidadosamente o que o distraiu e volte sua atenção para a ligação. Se você perdeu algo, não tenha medo de fazer uma pergunta esclarecedora.

Esta dica foi adaptada de “Interromper o zoneamento em reuniões com zoom”, de Sarah Gershman/HBR

_______________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo