Comece sua próxima reunião com um minuto de meditação!

Por Luiz Fernando Portella*

Quando os níveis de estresse são altos, as reuniões podem ficar tensas ou improdutivas. Para ajudar sua equipe a mudar para um espaço de trabalho mais descontraído e cooperativo, considere começar com alguns minutos de atenção.

Foi demonstrado que até pequenas quantidades de meditação reduzem a ansiedade, aumentam nossa capacidade de pensar de forma criativa e nos ajudam a ver de outras perspectivas. Essa pode ser uma experiência nova para alguns membros da equipe, que podem achar um pouco desconfortável. Reconheça isso desde o início e incentive todos a fazer o possível para estar totalmente presentes.

Depois, conduza-os através de um exercício básico de atenção plena: peça a eles que simplesmente se concentrem na respiração por um minuto. Diga a eles que não é grande coisa se eles se distraírem, tudo o que eles precisam fazer é relaxar e redirecionar a atenção para a respiração.

Muitos iniciantes ficarão surpresos com o quão difícil isso pode ser, então garanta que não há problema se eles estão lutando para manter o foco. A maioria das pessoas se sente mais calma e presente após este breve exercício, o que significa que sua reunião provavelmente se tornará mais ponderada e produtiva para todos.

Esta dica foi adaptada de “Por que os líderes precisam de meditação agora mais do que nunca”, de Matthias Birk/HBR.

_______________

Luiz Fernando Portella* é CCO da Calypso Networks Association, CEO da NBO Participações e Serviços e conselheiro do Instituto de Engenharia, onde também responsável pelo projeto Mentoria a serviço da Engenharia.

*Os artigos publicados com assinatura, não traduzem necessariamente a opinião do Instituto de Engenharia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo